Apropriação Indébita - Diversas Jurisprudências Selecionadas

[attachment file="141912"]

Diversas Jurisprudências Selecionadas sobre Apropriação Indébita do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)

Apelação Criminal. APROPRIAÇÃO INDÉBITA MAJORADA.

Configuração. Materialidade e autoria demonstradas. Palavra da vítima e confissão do réu. Dolo evidenciado. Inadmissibilidade de aplicação do "Princípio da Insignificância". Condenação mantida. Pena reduzida. Manutenção da substituição por restritiva de direitos de forma excepcional, sendo diminuído o valor da prestação pecuniária. Apelo ministerial desprovido e apelo defensivo parcialmente provido.

(TJSP;  Apelação 0006369-60.2016.8.26.0483; Relator (a): Diniz Fernando; Órgão Julgador: 1ª Câmara de Direito Criminal; Foro de Presidente Venceslau - 3ª Vara; Data do Julgamento: 25/06/2018; Data de Registro: 29/06/2018)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor) Deste Julgado!


 

APROPRIAÇÃO INDÉBITA

–Sentença condenatória – Recurso da defesa pleiteando absolvição por insuficiência probatória – Inocorrência –– Prova robusta e suficiente – Condenação mantida - Recurso desprovido.

(TJSP;  Apelação 0004480-63.2008.8.26.0156; Relator (a): Márcio Eid Sammarco; Órgão Julgador: 9ª Câmara de Direito Criminal; Foro de Cruzeiro - 1ª. Vara Judicial; Data do Julgamento: 28/06/2018; Data de Registro: 29/06/2018)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor) Deste Julgado!


 

APROPRIAÇÃO INDÉBITA MAJORADA.

Configuração. Materialidade e autoria demonstradas. Palavra da vítima e de testemunhas. Negativa do réu isolada. Condenação e penas mantidas. Apelo desprovido.

(TJSP;  Apelação 0050747-78.2011.8.26.0515; Relator (a): Diniz Fernando; Órgão Julgador: 1ª Câmara de Direito Criminal; Foro de Rosana - Vara Única; Data do Julgamento: 25/06/2018; Data de Registro: 29/06/2018)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor) Deste Julgado!


 

Apropriações indébitas circunstanciadas – Apelação – Dosimetria penal – Pena de cada um dos delitos adequada e motivadamente dosada, necessária e suficiente para sua reprovação e prevenção – Reconhecimento da continuidade delitiva – Realização de mais de uma centena de desvios, durante três longos anos – Exasperação no patamar máximo – Montante punitivo que demanda a substituição da privativa de liberdade por duas restritivas de direitos – Fixação de valor indenizatório – Possibilidade, diante de apuração contábil submetida ao contraditório e ampla defesa e à existência de pedido formal pela Assistente de Acusação habilitada nos autos – Sentença reformada nesta extensão – Recurso parcialmente provido.

(TJSP;  Apelação 0024531-54.2010.8.26.0050; Relator (a): Claudia Lucia Fonseca Fanucchi; Órgão Julgador: 5ª Câmara de Direito Criminal; Foro Central Criminal Barra Funda - 26ª Vara Criminal; Data do Julgamento: 28/06/2018; Data de Registro: 28/06/2018)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor) Deste Julgado!


 

Ação de declaração de inexistência de dívida. Danos morais. Autora que trabalhou na empresa ré, sendo demitida por justa causa e coagida a assinar confissão de dívida por suposta apropriação indébita cometida em prejuízo da empregadora, que pretende a declaração de inexistência da dívida, alegando coação. Sentença de improcedência. Pleito recursal. Revelia. Presunção relativa da veracidade dos fatos narrados pela parte autora, o que permite ao Juízo a análise das provas constantes dos autos, mas, não se estabelece a certeza do direito, que o juiz aplicará segundo seu livre convencimento e consoante o princípio da lógica do razoável. Princípio da aquisição processual, a prova se incorpora ao processo, sendo irrelevante indagar-se sobre quem a produziu. Prova coligida que denota a veracidade de ocorrência de negócio jurídico, não restando comprovada a alegada coação para a feitura da confissão de dívida. O fato de a confissão de dívida não constar a assinatura de duas testemunhas, por si só, não enseja a anulabilidade do negócio jurídico encetado e nem perde sua eficácia probatória. Empresa ré que se desincumbiu de seu ônus. Inteligência e aplicação do artigo 373, inciso II do Código de Processo Civil. Danos morais. Descabimento. Honorários advocatícios. Majoração. Descabimento. Recurso não contrariado. Inteligência e aplicação do art. 85, §11 do Código de Processo Civil. Sentença mantida. Apelo improvido.

(TJSP;  Apelação 0195419-37.2009.8.26.0100; Relator (a): Ramon Mateo Júnior; Órgão Julgador: 18ª Câmara de Direito Privado; Foro Central Cível - 5ª Vara Cível; Data do Julgamento: 26/06/2018; Data de Registro: 28/06/2018)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor) Deste Julgado!

Postagens recentes

Existe cura para a AIDS?

Existe cura para a AIDS? Atualmente, não existe uma cura para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), que é causada… Veja Mais

47 minutos atrás

Há cura para o vírus HIV?

Há cura para o vírus HIV? Atualmente, não existe uma cura definitiva para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), que… Veja Mais

1 hora atrás

Por que o Zolgensma é tão caro?

Por que o Zolgensma é tão caro? O Zolgensma é tão caro devido a vários fatores que contribuem para seu… Veja Mais

1 hora atrás

Qual o significado de Cidadania por Matrimônio?

Qual o significado de Cidadania por Matrimônio? "Cidadania por Matrimônio" refere-se à obtenção da cidadania de um país através do… Veja Mais

2 horas atrás

Qual é o medicamento mais caro do mundo?

Qual é o medicamento mais caro do mundo? O medicamento mais caro do mundo é o Zolgensma. Este tratamento é… Veja Mais

3 horas atrás

Há cura para a Doença de Alzheimer?

Há cura para a Doença de Alzheimer? Atualmente, não existe cura para a doença de Alzheimer, que é uma condição… Veja Mais

3 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Justiça condena Marinésio Olinto por importunação sexual

0
A 1ª Vara Criminal de Planaltina condenou Marinésio dos Santos Olinto a um ano de reclusão pelo crime de importunação sexual e o absolveu da acusação de tentativa de estupro, uma vez que foi provado que o delito não se consumou. Apontado como "maníaco em série" pela polícia, Marinésio também responde por dois feminicídios e uma série de outros casos de estupro.