Dano Moral

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Dano Moral

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #257357
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Dano Moral

    A mera visão de produto com corpo estranho enseja dano moral
    Créditos: Michał Chodyra | iStock

    O dano moral é uma lesão ao direito subjetivo da pessoa de ter sua honra, sua dignidade e seu direito à privacidade protegidos. Ele pode ser causado por uma ação ou omissão de outra pessoa, instituição ou empresa, e pode resultar em dor emocional, humilhação, constrangimento ou outros tipos de sofrimento psicológico.

    Em geral, o dano moral pode ser reparado por meio de indenização financeira, embora em alguns casos a reparação seja difícil ou impossível. O reconhecimento do dano moral depende de prova da existência de uma conduta ilícita e da relação de causalidade entre a conduta e o dano.

    Alguns exemplos de situações que podem causar dano moral incluem a divulgação indevida de informações pessoais, a difamação, a calúnia, a violação de direitos autorais, a invasão de privacidade, o assédio moral ou sexual, entre outros.

    A indenização por dano moral visa compensar o sofrimento emocional e a humilhação experimentados pela vítima, e pode ser requerida perante o Poder Judiciário. É importante destacar que o valor da indenização depende de vários fatores, como a gravidade da ofensa, o impacto da conduta na vida da vítima, entre outros.

    Em qualquer caso, o objetivo da indenização é reparar o dano causado à pessoa e reestabelecer sua dignidade e seus direitos subjetivos.

    (Definição de Dano Moral por ChatGPT)

    Anotação na CTPS tem presunção relativa de veracidade para fins previdenciários
    Créditos: Alexander Kirch / Shutterstock.com
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.