Frases e Pensamentos de Norberto Bobbio

Homepage Fóruns Frases Jurídicas Frases e Pensamentos de Norberto Bobbio

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #327007
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Frases e Pensamentos de Norberto Bobbio

    Filósofo italiano Norberto Bobbio1. “O poder é tanto maior quanto mais insondável for sua maior profundidade. Não é por nada que o onipotente é aquele a quem nenhum olho humano pôde ou poderá ver, pelo menos nesse mundo.”

    1. “Cessada a vida terrena só haverá a escuridão.”

    2. “As generalizações são sustentadas por preconceitos.”

    3. “A necessidade não tem lei. Ela está livre de toda lei porque é lei para si mesma.”

    4. “A Fé começa onde a razão termina.”

    5. “Nossa razão não é um facho de luz, mas sim um pequeno lume.”

    6. “Da necessidade de ser pessimista o sono da razão cria monstros.”

    7. “A vontade começa onde a razão termina.”

    8. “A tarefa dos homens de cultura é hoje mais do que nunca aquela de semear dúvidas, não de recolher certezas.”

    9. “Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum.”

    10. “É preciso partir da afirmação óbvia de que não se pode instituir um direito em favor de uma categoria de pessoas sem suprimir um direito de outras categorias de pessoas. O direito a não ser escravizado implica a eliminação do direito de possuir escravos, assim como o direito de não ser torturado implica a eliminação do direito de torturar. Esses dois direitos podem ser considerados absolutos, já que a ação que é considerada ilícita em consequência de sua instituição e proteção e universalmente condenada.”

    11. “O direito a não ser escravizado implica a eliminação do direito de possuir escravos, assim como o direito de não ser torturado implica a eliminação do direito de torturar.”

    12. “Na maioria das situações em que está em causa um direito do homem, ao contrário, ocorre que dois direitos igualmente fundamentais se enfrentem, e não se pode proteger incondicionalmente um deles sem tornar o outro inoperante. Basta pensar, para ficarmos num exemplo, no direito à liberdade de expressão, por um lado, e no direito de não ser enganado, excitado, escandalizado, injuriado, difamado, vilipendiado, por outro.”

    13. “O elenco dos direitos do homem se modificou, e continua a se modificar, com a mudança das condições históricas, ou seja, dos carecimentos e dos interesses, das classes no poder.”

    14. “A cultura é o equilíbrio intelectual, reflexão crítica, sentido de discernimento, horror pelas simplificações, pelo maniqueísmo e pela parcialidade.”

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.