Homofobia – Jurisprudências – TJRS

Homofobia – Jurisprudências – TJRS

RESPONSABILIDADE CIVIL. HOMOFOBIA. NÃO CARACTERIZAÇÃO.

1.- A prova produzida não permite concluir que tenha ocorrido algum preconceito relativamente a opção sexual da autora.

2.- O estabelecimento pode não permitir a entrada de consumidor que esteja com seios e nádegas à mostra.

3.-Exigência de uma certa austeridade na vestimenta não possui qualquer vinculação a atos de homofobia.

4.- Conduta do estabelecimento dentro do aceitável, não se caracterizando ilícito passível de indenização. Negado provimento ao apelo.

(TJRS - Apelação Cível Nº 70074526799, Nona Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Eduardo Kraemer, Julgado em 25/10/2017)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão deste Julgado!

---------------------------------

APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. ALEGADA AGRESSÃO FÍSICA E VERBAL. HOMOFOBIA. PROVA INSUFICIENTE.

A prova constante dos autos não conforta a versão esposada na inicial, no sentido de que o autor teria sido injustamente agredido por três funcionários da ré, que além das lesões físicas teriam esboçado reações homofóbicas. Antes pelo contrário, dá conta de que o Autor, em estado alterado, entrou em confronto com outro grupo de jovens, avançando sobre uma adolescente para agredi-la fisicamente, momento em que foi impedido por apenas um funcionário da ré, que estava próximo ao local e a tudo assistia. A versão da defesa veio confirmada por prova testemunhal compromissada, coesa e coerente com os demais elementos constantes dos autos. Já a prova autoral contou apenas com uma testemunha compromissada, cujo relato não se mostrou verossímil. Cabia ao autor o ônus de provar os fatos constitutivos de seu direito, do qual não se desincumbiu a contento. Logo, de rigor manter a sentença de improcedência.

APELO DESPROVIDO.

(TJRS - Apelação Cível Nº 70073372583, Nona Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Eugênio Facchini Neto, Julgado em 24/05/2017)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão deste Julgado!

--------------------------------

RESPONSABILIDADE CIVIL. EXPULSÃO DE BAILE DE CARNAVAL. CONDUTA ABUSIVA DOS SEGURANÇAS MOTIVADA EM PRECONCEITO. LESÃO CORPORAL LEVE. VIOLAÇÃO À HONRA. DEVER DE INDENIZAR CONFIGURADO. QUANTUM. MANUTENÇÃO.

Alegação de abuso cometido pelos seguranças do clube requerido, que conduziram à força o demandante para fora do baile de carnaval, agredindo-o fisicamente. Prova oral que convence no sentido de que o autor não deu causa à sua expulsão. Indícios de que a conduta violenta foi motivada em simples preconceito - homofobia. Pela redação do art. 5º, X, da Constituição Federal, "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação". Dano moral configurado in re ipsa. Montante indenizatório mantido em R$8.000,00 (oito mil reais) dada a gravidade da conduta e considerando-se causas semelhantes.

APELAÇÃO DESPROVIDA. RECURSO ADESIVO DESPROVIDO.

(TJRS - Apelação Cível Nº 70071797583, Décima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Túlio de Oliveira Martins, Julgado em 15/12/2016)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão deste Julgado!

Postagens recentes

Como explicar o funcionamento de IA para um Advogado?

Como explicar o funcionamento de IA para um Advogado? Para explicar o funcionamento da Inteligência Artificial (IA) para um advogado,… Veja Mais

44 minutos atrás

Quem pode ter passaporte da União Europeia?

Quem pode ter passaporte da União Europeia? O passaporte da União Europeia é emitido aos cidadãos de um dos Estados-membros… Veja Mais

1 hora atrás

Quem pode ter o Passaporte do Mercosul?

Passaporte do Mercosul O passaporte do Mercosul é emitido aos cidadãos dos países que são membros do Mercado Comum do… Veja Mais

1 hora atrás

Confira os documentos necessários para dirigir no Brasil e em viagens internacionais

Documentos necessários para dirigir no Brasil e em viagens internacionais   Introdução: Planejamento Sem Dor de Cabeça para Viagens de… Veja Mais

1 hora atrás

O que é Ocitocina?

Ocitocina Ocitocina é um hormônio produzido no hipotálamo, uma região do cérebro, e secretado pela glândula pituitária posterior. Este hormônio… Veja Mais

2 horas atrás

Em quais países posso utilizar a CNH?

Em quais países posso utilizar a CNH? A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira pode ser utilizada em muitos países… Veja Mais

2 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Dispositivos da Lei das Eleições que proíbem sátiras a candidatos são...

0
Os ministros do STF declararam, por unanimidade, a inconstitucionalidade dos dispositivos da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) que proibiam a veiculação de sátiras a candidatos e partidos pelas emissoras de rádio e televisão nos 3 meses anteriores à eleição.