Impacto das infrações de trânsito sobre a pontuação da CNH
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: brasil, Carteira Nacional de Habilitação, cassação, CNH, Infração de Trânsito, Infrações, penalidade, Pontuação, suspensão
As infrações de trânsito têm um impacto direto na pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil, o que pode levar a penalidades significativas, incluindo a suspensão ou mesmo a cassação da CNH. A pontuação varia de acordo com a gravidade da infração cometida. Aqui está como as infrações impactam a pontuação da CNH:
Infrações Médias: Cada infração média resulta em 4 pontos. Exemplos são avançar o sinal vermelho do semáforo ou parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso.
Infrações Graves: Infrações graves acrescentam 5 pontos à CNH. Exemplos incluem dirigir sem usar o cinto de segurança ou fazer conversão proibida.
Infrações Gravíssimas: As infrações gravíssimas acrescentam 7 pontos. Exemplos são dirigir alcoolizado, fugir do local do acidente ou disputar corridas ilegais (rachas).
Além da pontuação base para cada categoria de infração, algumas infrações gravíssimas têm um fator multiplicador que aumenta significativamente a pontuação na CNH, como dirigir sob o efeito de álcool, que pode multiplicar a penalidade por 10, resultando em 70 pontos de uma só vez.
Cassação da CNH: Se o condutor for reincidente na suspensão da CNH no período de 12 meses após a reabilitação ou cometer infrações específicas como dirigir com CNH suspensa, a CNH pode ser cassada. Nesse caso, o condutor perderá o direito de dirigir por 2 anos e precisará passar por todo o processo de habilitação novamente ao fim desse período.
Portanto, é essencial para todos os motoristas entenderem o sistema de pontuação e as graves consequências do acúmulo de pontos por infrações de trânsito, não apenas para evitar penalidades legais, mas também para promover um comportamento de condução seguro e responsável nas estradas.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.