Um breve intróito sobre Legal Tech
[attachment file=”150577″]
O setor jurídico, que é mundialmente considerado como conservador e tradicional, está atualmente entrando em uma fase de transformação profunda, onde a tecnologia promete automatizar tarefas básicas, serviços simples comoditizados para clientes e profissionais capacitados com novas soluções bem inovadoras.
A digitalização da indústria de serviços jurídicos deu origem a um novo ecossistema composto por advogados, empresários, investidores, acadêmicos e profissionais, com foco na aplicação de tecnologias de ponta para transformar a profissão.
A tecnologia jurídica, também conhecida como legal tech, refere-se ao uso de tecnologia e software para ajudar escritórios de advocacia com práticas de gerenciamento, armazenamento de documentos, faturamento, contabilidade e descoberta eletrônica.
O termo é frequentemente associado a startups de tecnologia que fornecem acesso a ferramentas e plataformas que reduzem ou, em alguns casos, eliminam a necessidade de consultar um advogado ou conectam pessoas com advogados de forma mais eficiente por meio de mercados on-line e sites de correspondência de advogados.
Existem vários fatores que contribuíram para o crescimento das legal techs, incluindo o crescente custo e pressão de tempo impostos pelos clientes aos seus advogados, e os crescentes incentivos para que os advogados se tornem tecnologicamente competentes.
Além disso, o crescimento exponencial no volume de documentos, e principalmente e-mails, que devem ser revisados para casos litigiosos acelerou muito a adoção de tecnologia com elementos de linguagem de máquina e inteligência artificial (IA) sendo incorporados e serviços baseados em nuvem sendo adotados por escritórios de advocacia.
Atualmente, as legal techs estão aumentando em todo o mundo e cobre uma ampla gama de serviços jurídicos. Alguns são projetados para ajudar os escritórios de advocacia a adquirir mais clientes.
Outros os ajudam a servir melhor os clientes atuais, ajudando-os a operar e fornecer serviços jurídicos com mais eficiência. (Com informações da Fintechnews Switzerland)
[attachment file=150585]
Qual a sua opinião sobre as Legal Techs? Deixe aqui seu comentário sobre!