Quais os documentos necessários para emitir Certificado Pessoa Física?

Quais são os documentos necessários para emitir Certificado Digital Pessoa Física - E-CPF / E-CPQ / E-PF?

[attachment file=154880]

Inicialmente, deve ser dito que para emitir o seu Certificado Digital E-CPF / E-CPQ / E-PF é preciso comparecer pessoalmente a uma Autoridade de Registro como a AR Juristas.

Tendo em vista, que é o Certificado Digital é um arquivo eletrônico que comprova a sua identidade e a sua assinatura em determinado documento eletrônico, que se autenticou em determinada aplicação ou que protocolizou uma petição, com valor jurídico e comprovação legal de autoria e autenticidade; a validação presencial é de extrema importância para evitar fraudes e aumentar a segurança no momento da emissão do certificado digital.

Através da validação presencial é que se faz a coleta biométrica (face e digitais), bem como a verificação in loco da apresentação dos documentos exigidos que variam de acordo com o tipo de certificado digital que irá adquirir. Esse processo se adequa a Resolução 114, do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) - ITI.

O procedimento de validação é muito simples, compareça em uma das unidades da Juristas e/ou parceiros, apresente a documentação listada abaixo para que a coleta e registro dos dados biométricos seja realizada. Para simplificar ainda mais o processo de emissão você pode agendar a sua em uma de nossas unidades ou em parceiros, clique aqui.

Faça o seu agendamento e se dirija a Juristas Certificação Digital com os documentos listados abaixo em mãos.

Documento de identificação pessoal legível com foto, preferencialmente CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Também são aceitos: RG (Carteira de Identidade), Carteiras profissionais (OAB, CRC, CRM, CRO, CREA etc.) e passaporte. A data de validade, se houver, não pode estar expirada. Se o titular for casado e a documentação apresentada estiver com sobrenome de solteiro, será necessário a apresentação da certidão de casamento. Se for divorciado, deve-se apresentar a averbação de divórcio.

Comprovante de Residência em nome do titular, com data de emissão inferior a 90 dias. São aceitos: tarifas de água, luz, telefone ou gás. Na ausência de comprovante, o titular preencherá uma declaração manual. Documento opcional.

Não é necessário levar o CPF (Cadastro de Pessoa Física), porém será conferida a sua validade no ato da emissão, pelo AGR (agente de registro).

 Casos especiais:

Para emissão de Certificados Digitais para Pessoas Físicas, não são aceitas procurações de nenhum tipo.

A representação de pessoas físicas para a emissão de Certificados Digitais do tipo E-CPF é realizada nos casos em que clientes titulares de Certificados Digitais sejam menores de idade. No ato da emissão, ambos (tutor e menor), devem comparecer na validação presencial.

Essa representação também pode ser feita mediante a apresentação de decisão judicial (Interdição), nesse caso é imprescindível a apresentação da decisão judicial recente que tenha nomeado o respectivo tutor ou curador.

Nessas duas situações acima, é só apresentar a documentação citada anteriormente tanto para o representante (tutor/curador) quanto para o representado (menor/interditado).

Procedimentos conforme Resolução 79, do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

 Conectividade social

Se você vai adquirir o seu Certificado Digital Pessoa Física (E-CPF) e utilizá-lo no programa Conectividade Social ICP da Caixa Econômica Federal (CEF), estes são os documentos necessários.

Empregador Pessoa Física: Para empregadores, além dos documentos citados anteriormente, será necessário comprovar a numeração do seu CAEPF (antigo CEI). Ele deve ser impresso na mesma data da validação presencial do Certificado Digital.

Pessoa Física – Outorgado ou Substabelecido pela Empresa: seus Certificados Digitais devem ser emitidos contendo a numeração do seu PIS ou PASEP em sua composição. Para tanto, além da documentação de pessoa física citada acima, ele deve apresentar um dos seguintes documentos: Extrato FGTS; Cartão Cidadão; Cartão Bolsa Família ou outro documento de identificação que contenha numeração do PIS/PASEP.

Com a documentação aprovada, é só emitir o seu certificado digital na Juristas Certificação Digital.

(Com informações de Christopher Santiago / Soluti)

Créditos: lukbar / iStock

Postagens recentes

Como fazer sexo no carro e não cometer crime?

Como fazer sexo no carro e não cometer crime? Para fazer sexo no carro de maneira legal e segura, é… Veja Mais

4 minutos atrás

Significado de Preço Dinâmico

Preço Dinâmico  O "preço dinâmico" é uma estratégia de precificação que permite a alteração dos preços de produtos ou serviços… Veja Mais

11 minutos atrás

Significado de Surge Pricing

Significado de Surge Pricing "Surge pricing" é um modelo de precificação dinâmica usado por empresas de serviços como a Uber,… Veja Mais

1 hora atrás

Diferenças entre Uber e 99

Diferenças entre Uber e 99 Uber e 99 são duas plataformas de transporte por aplicativo que operam no Brasil, cada… Veja Mais

2 horas atrás

Quais são os concorrentes da Uber mundialmente?

Quais são os concorrentes da Uber mundialmente? A Uber, como uma das principais empresas de transporte por aplicativo no mundo,… Veja Mais

2 horas atrás

O que significa Apps de Mobilidade?

Apps de Mobilidade  Apps de mobilidade, também conhecidos como aplicativos de mobilidade urbana, são plataformas digitais projetadas para facilitar o… Veja Mais

2 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Mandante da morte da missionária americana Dorothy Stang tem prisão decretada

0
Foi determinada a prisão do fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, condenado em 2010 pelo assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, defensora da reforma agrária. Decisão é da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que revogou a liminar concedida no ano passado pelo ministro Marco Aurélio Mello, garantindo a liberdade do fazendeiro até o julgamento do mérito da ação que tramita no Supremo.