Quem tem OAB é bacharel em Direito?

Homepage Fóruns Advocacia Quem tem OAB é bacharel em Direito?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340710
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Quem tem OAB é bacharel em Direito?

    Sim, quem tem a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é bacharel em Direito. Para se tornar um advogado no Brasil, é necessário primeiramente completar uma graduação em Direito em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Após concluir o curso de Direito, o indivíduo obtém o título de bacharel em Direito.

    No entanto, para exercer legalmente a advocacia no Brasil, o bacharel em Direito precisa ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. O Exame da OAB é conhecido por sua rigorosidade e abrange uma vasta gama de áreas do Direito. Ele é dividido em duas fases: a primeira consiste em uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, e a segunda, uma prova prático-profissional, que inclui a redação de peças jurídicas e resolução de questões discursivas.

    A aprovação no Exame da OAB é um requisito essencial para que o bacharel em Direito possa se inscrever na Ordem e obter sua carteira profissional, tornando-se assim um advogado. A carteira da OAB permite ao profissional advogar em todo o território nacional, participar de audiências, redigir peças processuais e realizar outras atividades privativas da advocacia.

    Portanto, ter a OAB significa que a pessoa não só completou sua graduação em Direito, mas também passou por um rigoroso processo de avaliação que atesta sua capacidade para exercer a advocacia.

     

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.