Significado de Bitributação Jurídica

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #337138
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Bitributação Jurídica 

    A bitributação jurídica ocorre quando um mesmo fato gerador de imposto sobre a renda ou patrimônio é tributado por mais de uma jurisdição legal (países, estados ou municípios) sobre o mesmo contribuinte e no mesmo período fiscal. Esse fenômeno é comum em transações internacionais, onde tanto o país de origem (onde a renda é gerada) quanto o país de residência do contribuinte (onde o contribuinte é residente fiscal) reivindicam o direito de tributar a mesma renda ou patrimônio. A bitributação jurídica pode resultar em uma carga tributária excessiva, desencorajando o comércio internacional, os investimentos estrangeiros e a movimentação global de pessoas.

    Para mitigar os efeitos da bitributação jurídica, muitos países celebram Acordos de Dupla Tributação (ADTs) entre si. Esses acordos estabelecem regras claras para determinar os direitos de tributação de cada país envolvido, com o objetivo de evitar ou, pelo menos, minimizar a ocorrência de bitributação. Os ADTs geralmente adotam dois métodos principais para evitar a bitributação:

    1. Método do Crédito: Permite que o contribuinte deduza o imposto pago no exterior do imposto devido no país de residência, até o limite do valor do imposto sobre essa renda no país de residência.
    2. Método da Isenção: A renda tributada em um país é isenta de imposto no outro país, ou vice-versa, conforme estabelecido pelo acordo.

    A existência e a aplicação efetiva dos Acordos de Dupla Tributação são essenciais para garantir que contribuintes que operam em múltiplas jurisdições não sejam penalizados injustamente pela bitributação jurídica, promovendo assim a justiça fiscal e incentivando as atividades econômicas transfronteiriças.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.