Significado de Lattes do CNPQ

Homepage Fóruns Educação Significado de Lattes do CNPQ

Marcado: ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340898
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Lattes do CNPQ

    Lattes é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil, que permite a criação e manutenção de um currículo acadêmico padronizado para pesquisadores, professores e estudantes. O objetivo do Sistema Lattes é fornecer uma plataforma online onde os profissionais da área de ciência, tecnologia e inovação possam registrar e divulgar suas atividades acadêmicas, científicas e profissionais.

    O currículo Lattes inclui informações detalhadas sobre a formação acadêmica, produção científica, participação em eventos acadêmicos, projetos de pesquisa, orientação de alunos, experiência profissional, entre outros aspectos relevantes para a trajetória acadêmica e profissional do indivíduo.

    Algumas das principais características do currículo Lattes incluem:

    1. Padronização: O formato do currículo Lattes segue um padrão estabelecido pelo CNPq, o que facilita a comparação e avaliação dos currículos pelos avaliadores.
    2. Amplo escopo: O currículo Lattes permite que os profissionais incluam uma ampla variedade de informações, desde a formação acadêmica até a produção científica e participação em projetos de pesquisa.

    3. Atualização contínua: Os usuários podem atualizar seus currículos Lattes regularmente para refletir suas atividades mais recentes, garantindo que o currículo esteja sempre atualizado e completo.

    4. Acesso público: Os currículos Lattes são disponibilizados publicamente na plataforma online do CNPq, o que permite que pesquisadores, instituições de ensino e empresas tenham acesso às informações acadêmicas e profissionais dos usuários.

    O sistema Lattes é amplamente utilizado no Brasil como uma ferramenta de gestão de currículos para profissionais da área acadêmica e científica, sendo especialmente importante para a avaliação de mérito em processos seletivos, concessão de bolsas de pesquisa, financiamento de projetos científicos e avaliação da produção científica nacional.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.