Significado de Onipotente

Homepage Fóruns Religiões Significado de Onipotente

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #343652
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Onipotente

    Onipotente é um adjetivo usado para descrever uma capacidade absoluta e ilimitada de fazer qualquer coisa. Tradicionalmente, este termo é aplicado a divindades ou seres supremos em várias tradições religiosas, indicando que tais entidades têm o poder total e sem restrições para criar, alterar ou destruir qualquer coisa a sua vontade. Aqui estão alguns pontos importantes sobre o significado de onipotente:

    Características de um Ser Onipotente

    1. Poder Absoluto: Um ser onipotente possui autoridade e poder total para realizar qualquer ação, sem limitação por forças externas ou internas.
    2. Capacidade de Realizar Milagres: Pode intervir nas leis naturais de formas que são consideradas milagrosas ou sobrenaturais.

    3. Criação e Destruição: Tem a capacidade de criar universos, vida e matéria do nada, bem como de aniquilá-los completamente.

    Aplicações Teológicas e Filosóficas

    • Teologia: Em contextos religiosos, como no cristianismo, judaísmo e islamismo, Deus é frequentemente descrito como onipotente. Esta crença sustenta que Deus pode executar qualquer ato conforme sua vontade divina.

    • Filosofia: A onipotência é um tópico de intensa discussão filosófica, especialmente em debates sobre a existência de Deus e o problema do mal. Argumentos filosóficos frequentemente questionam se a existência do mal é compatível com um Deus que é onipotente e benevolente.

    Desafios Conceituais

    • Paradoxo da Onipotência: Um famoso dilema filosófico questiona se um ser onipotente poderia criar uma pedra tão pesada que ele mesmo não pudesse levantar. Se ele pudesse criar a pedra, então haveria algo que ele não poderia fazer (levantá-la); se ele não pudesse criar a pedra, então também haveria algo que ele não poderia fazer (criá-la).

    • Limites da Lógica: Alguns teólogos e filósofos argumentam que a onipotência está limitada apenas por aquilo que é logicamente possível, sugerindo que um ser onipotente não pode realizar ações que são logicamente contraditórias ou impossíveis.

    O conceito de onipotência é central para muitas discussões sobre divindade e metafísica, moldando como as pessoas entendem a natureza e os atributos de Deus ou de seres supremos em suas respectivas tradições religiosas e filosóficas.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.