Significado de “Res Denominator a Principaliori Parte”
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: coisa, expressão, expressão latina, importante, latina, parte, princípio jurídico, Res Denominator a Principaliori Parte
A expressão latina “res denominator a principaliori parte” traduz-se como “a coisa é denominada pela sua parte mais importante”. Este princípio jurídico é utilizado para indicar que a natureza de um objeto ou contrato é determinada pela sua parte mais significativa ou essencial.
No direito, este conceito pode ser aplicado em diversas situações onde a classificação ou a definição legal de um objeto ou acordo depende do que é considerado seu elemento mais fundamental. Por exemplo, se um contrato envolve múltiplos elementos, mas um desses elementos é claramente o mais dominante ou valioso, a natureza do contrato pode ser determinada com base nesse elemento principal.
Este princípio ajuda a resolver ambiguidades em casos onde os objetos ou contratos não se encaixam perfeitamente em categorias legais estabelecidas, permitindo que juízes e advogados identifiquem a intenção central ou o componente mais crítico para sua classificação e tratamento jurídico.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.