Significado de Retro

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Retro

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340907
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Retro

    No contexto jurídico, o termo “retro” pode ter diferentes significados, dependendo do contexto específico em que é utilizado. Aqui está uma explicação detalhada sobre o significado amplo do termo:

    1. Retroatividade da Lei: A retroatividade refere-se à aplicação de uma lei, regulamento ou decisão judicial a situações que ocorreram antes da entrada em vigor da referida lei, regulamento ou decisão. Isso significa que a nova norma legal tem efeito sobre fatos ou eventos passados, alterando as consequências legais que seriam aplicáveis a essas situações. No entanto, a retroatividade da lei pode ser limitada por princípios legais, como o princípio da irretroatividade das leis penais mais gravosas e o princípio da proteção da confiança legítima.
    2. Retorno a uma Etapa Anterior do Processo: Em alguns casos, o termo “retro” pode ser usado para indicar o retorno de um processo jurídico a uma etapa anterior ou a uma fase anterior do procedimento. Por exemplo, um recurso pode ser “retroagido” para uma instância anterior para ser reexaminado ou reconsiderado.

    3. Efeito Retroativo de uma Decisão Judicial: A retroatividade também pode se referir ao efeito de uma decisão judicial que retroage para alterar as consequências legais de um evento ou contrato anteriormente estabelecido. Por exemplo, uma decisão judicial que declara a nulidade de um contrato pode ter efeitos retroativos, invalidando todas as obrigações decorrentes desse contrato desde o seu início.

    4. Regressão ou Volta a uma Situação Anterior: Além disso, o termo “retro” pode ser usado de forma mais geral para indicar uma regressão ou retorno a uma situação anterior. Por exemplo, uma reforma legislativa que revoga ou altera uma lei existente pode ser descrita como uma medida “retroativa” se tiver o efeito de retornar o sistema legal a uma condição anterior à implementação da lei revogada.

    Em resumo, no contexto jurídico, o termo “retro” pode indicar a retroatividade da lei, o retorno a uma etapa anterior do processo, o efeito retroativo de uma decisão judicial ou a regressão a uma situação anterior. A interpretação exata do termo dependerá do contexto específico em que é utilizado e das leis e regulamentos aplicáveis ​​em questão.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.