Significado de Software de Código Fechado

Homepage Fóruns Direito Digital Significado de Software de Código Fechado

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #338492
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Software de Código Fechado 

    Um software de código fechado, também conhecido como software proprietário ou software comercial, é um tipo de software cujo código-fonte não está disponível publicamente e é controlado exclusivamente pelo seu detentor de direitos autorais ou empresa desenvolvedora. Isso significa que os usuários não têm acesso ao código-fonte do software e, portanto, não podem visualizá-lo, modificá-lo ou redistribuí-lo.

    As características principais de um software de código fechado incluem:

    1. Restrição de Acesso ao Código-Fonte: O código-fonte do software é mantido em segredo e não é disponibilizado para os usuários finais.
    2. Licenciamento Comercial: Geralmente, os usuários precisam adquirir uma licença de uso do software e concordar com os termos estabelecidos pelo detentor dos direitos autorais.

    3. Limitações de Uso e Distribuição: Os usuários são geralmente proibidos de modificar, copiar ou redistribuir o software sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.

    4. Suporte Técnico e Manutenção: O desenvolvedor ou fornecedor do software geralmente fornece suporte técnico, atualizações e manutenção para os usuários mediante o pagamento de taxas adicionais.

    5. Foco na Propriedade Intelectual: O detentor dos direitos autorais do software geralmente busca proteger seus interesses comerciais e propriedade intelectual por meio de medidas legais, como patentes, direitos autorais e contratos de licença.

    Exemplos de software de código fechado incluem o sistema operacional Microsoft Windows, o pacote de produtividade Microsoft Office e muitos aplicativos de software empresarial e comercial. Embora os usuários não tenham acesso ao código-fonte, eles ainda podem usar o software conforme as condições estabelecidas pela licença de uso e geralmente recebem suporte técnico e atualizações do desenvolvedor.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.