Significado de Violência Econômica

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Violência Econômica

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #330697
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Violência Econômica

    “Violência econômica” é um termo que se refere a um tipo de abuso onde o agressor exerce controle sobre a vítima através de meios financeiros. Este tipo de violência é frequentemente utilizado como uma forma de poder e controle em relações abusivas, e pode ter um impacto significativo na autonomia e na liberdade da vítima. A violência econômica pode ocorrer em diversos contextos, incluindo relações familiares, conjugais ou de namoro.

    Características da violência econômica incluem:

    1. Controle Financeiro: O agressor controla o acesso da vítima a recursos financeiros, como dinheiro, contas bancárias ou cartões de crédito.
    2. Restrição de Emprego: Impedir ou limitar a capacidade da vítima de obter ou manter um emprego, ou interferir em suas oportunidades de carreira.

    3. Exploração Financeira: Usar os recursos financeiros da vítima sem consentimento, ou forçá-la a assumir dívidas ou obrigações financeiras.

    4. Privar de Necessidades Básicas: Negar à vítima acesso a necessidades básicas, como alimentação, roupas ou cuidados médicos, como forma de controle.

    5. Manipulação de Documentos ou Propriedades: Controlar ou manipular documentos importantes, como passaportes, documentos de identidade ou títulos de propriedade, para restringir a liberdade da vítima.

    A violência econômica é uma forma de abuso que pode ser tão prejudicial quanto a violência física ou psicológica, pois afeta a capacidade da vítima de viver de forma independente e tomar decisões livres sobre sua própria vida. É importante reconhecer e abordar a violência econômica como parte dos esforços para combater o abuso e promover relações saudáveis e equitativas.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.