Cassação de prefeitos provoca novas eleições em duas cidades paulistas

Data:

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo autorizou eleições suplementares em 3 de junho de 2018 nas cidades paulistas de Turmalina e Santa Cruz das Palmeiras.

Em Turmalina, a prefeita e o vice da cidade (PTB) foram eleitos em 2016, mas foram cassados pela Justiça Eleitoral após a denúncia de compra de votos.

Em Santa Cruz das Palmeiras, o prefeito e vice-prefeito (PTB) foram cassados por fraude na arrecadação de recursos nas eleições de 2016.

O TRE-SP editou, na mesma sessão, as Resoluções 431/2018 e 430/2018 que fixaram o calendário eleitoral e as normas dos pleitos para a eleição do executivo municipal.

Eleitores aptos a votar são aqueles com cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral registrado nos município até 3 de janeiro de 2018.

Os candidatos que entrarão na disputa devem ter filiação partidária deferida e comprovar domicílio nas cidades pelo menos 6 meses antes do pleito. Caso o estatuto do partido preveja um período mínimo maior, ele deverá ser respeitado. Permanecem válidas as outras condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade.

Os partidos políticos com estatutos registrados no TSE até 6 meses antes da eleição e que, até a data da convenção, tenham órgão de direção no município poderão participar do pleito.

Em ambos os locais, as convenções partidárias deverão ser realizadas entre 26 de abril e 1º de maio de 2018 para a escolha de candidatos e formação de coligações.

 

Fonte: Conjur

 

Juliana Ferreira
Juliana Ferreirahttps://juristas.com.br/
Gestora de conteúdo do Portal Juristas.com.br

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.