Desembargador Marcos Cavalcanti lança livro sobre governantes da Paraíba

Data:

Desembargador Marcos Cavalcanti lança livro sobre governantes da Paraíba | Juristas
Crédito: artisteer / istock

O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), celebrou o lançamento de seu 36º livro na tarde de sexta-feira (17), no Centro Cultural São Francisco – Ladeira São Francisco, Centro de João Pessoa. O magistrado é coautor da obra intitulada ‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’, resultado de uma extensa pesquisa iniciada pelo jornalista Hélio Zenaide, falecido em 2017, e concluída pelo desembargador. O livro, com 453 páginas, ostenta o selo da Editora A União.

O evento contou com a presença de autoridades, incluindo desembargadores, juízes, secretários de Estado e personalidades do meio cultural. O governador João Azevêdo, responsável pela apresentação da obra, prestigiou o lançamento, ao lado do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito, do prefeito Cícero Lucena, representando os ex-governadores, e da filha do escritor Hélio Zenaide, Valéria Zenaide.

Desembargador Marcos Cavalcanti lança livro sobre governantes da Paraíba | Juristas
Créditos: Billion Photos/Shutterstock.com

Durante a solenidade, as viúvas dos ex-governadores José Maranhão e Tarcísio Burity, desembargadora Fátima Bezerra Maranhão e Glauce Burity, foram homenageadas com exemplares do livro. A presidente da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC, Naná Garcez, também marcou presença. A EPC é responsável pela Editora A União, onde a obra foi revisada, editada e impressa.

“Estou muito feliz porque é mais uma obra, a 36ª, desta vez, em parceria com o grande escritor e jornalista paraibano Hélio Zenaide, que deixou a obra iniciada e me coube, a pedido da família, terminar este livro de fôlego que conta a história dos governadores da Paraíba. Pela primeira vez há um livro que se preocupou em contar a história dos chefes do Poder Executivo da Paraíba”, afirmou o desembargador Marcos Cavalcanti.

O livro ‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’ narra a trajetória de todos os líderes do estado da Paraíba desde os tempos coloniais, quando o país ainda era uma colônia de Portugal. Hélio Zenaide, que teve convivência com diversos governadores, apresenta uma obra que retrata eventos e informações exclusivas que ele próprio testemunhou ou pesquisou. O livro abrange os períodos colonial, imperial e republicano, explorando temas como política, economia, a guerra entre Tabajaras e Potiguaras, além de abordar presidentes e interventores paraibanos. O desembargador Marcos Cavalcanti contribuiu para a conclusão da pesquisa.

O governador João Azevêdo destacou a importância do livro e o sentimento de satisfação do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), na concretização do projeto. “É extremamente importante para um povo quando ele tem a capacidade de contar sua própria história. Deixar registrado o que aconteceu na Paraíba ao longo de todos esses anos é fundamental não apenas para os pesquisadores, mas também para a população, que precisa conhecer a sua própria história”, afirmou.

A filha de Hélio Zenaide ressaltou a importância de ver a obra iniciada pelo pai concluída e lançada. “Para a gente que assistiu a tudo isso, desde os anos 80, 90, até agora, é uma emoção muito forte. Além de uma enorme gratidão que toma conta de toda a família em relação às parcerias do desembargador Marcos Cavalcanti e do Governo do Estado, na pessoa do governador João Azevêdo”, falou Valéria Zenaide.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.