TJ diz que advogado não precisa indenizar juíza por "expressões grosseiras" em recurso

Data:

Tribunal de Justiça entendeu que a inviolabilidade do advogado se aplica, ainda com manifestações em tom grosseiro

O artigo 133 da Constituição e o artigo 7º, parágrafo 2º, do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94) garante que o advogado é inviolável por seus atos e manifestações, desde que esteja em exercício profissional, exceto nas hipóteses de excesso injustificado.

Dessa forma, não se configura como ilícito passível de reparação a manifestação por escrito em recurso judicial, ainda que proferida em tom grosseiro.

Esse foi o entendimento da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que negou pedido de danos morais feito por uma juíza da Justiça Militar contra um advogado da Comarca de Passo Fundo.

O juízo de origem havia condenado o advogado ao pagamento de R$ 15 mil como reparação, já que entendeu que a manifestação escrita na petição de um recurso feriu os direitos de personalidade da juíza, garantidos pelo artigo 5º da Constituição.

Entenda o caso

O início de tudo foi o ajuizamento de uma ação que visava anular punição administrativa dada a um soldado da Brigada Militar, por disparo de arma de fogo em animal doméstico, o que acarretou na reclassificação de seu comportamento na ficha funcional. O procedimento ordinário foi protocolado na auditoria da Justiça Militar de Passo Fundo.

Veja também: Bitcoin não será regularizada nem tão cedo no Brasil

Quem recebeu o processo foi a juíza de Direito substituta Dione Dorneles Silva, que indeferiu a antecipação da tutela no pedido da suspensão da punição detentiva de um dia que foi imposta ao réu. Além disso, ela concedeu o benefício da assistência judiciária gratuita, solicitou uma cópia integral do processo administrativo-disciplinar (PAD) e determinou a citação do estado do RS.

O advogado do autor se inconformou com a decisão e interpôs agravo de instrumento, afirmando que a juíza desconhecia a legislação, já que não há lei que estipule horário para ingressar com uma ação.

Ele também disse que parecia que a magistrada transparecia não ter a noção de que o autor estava detido e o escritório do procurador fica a aproximadamente 100 km de distância da cidade de Erechim,

Fonte oficial: Conjur

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Descubra Portugal: Os 10 Melhores Destinos Turísticos para Visitar em 2024

Portugal, um país de rica herança histórica e belezas naturais impressionantes, é um destino que cativa turistas de todo o mundo. Neste artigo, exploraremos os melhores destinos turísticos que Portugal tem a oferecer, cada um com suas características únicas e atrações imperdíveis.

O que é Europass?

O Europass é uma ferramenta desenvolvida pela União Europeia com o objetivo de promover a clareza e a transparência das competências e qualificações dos cidadãos europeus. Essencial para aqueles que buscam oportunidades de trabalho ou educação em diferentes países do bloco, o Europass facilita a comunicação dessas informações de maneira padronizada e reconhecida internacionalmente.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.