Conheça 8 serviços que podem facilitar sua rotina nos negócios!

Data:

Verifique abaixo os 8 sistemas que podem facilitar e muito a sua rotina nos negócios!

Empreendedor - Certificado Digital
Créditos: NicoElNino / iStock

Um empreendedor precisa estar sempre atento a todas as atividades de sua empresa. Mas essa tarefa exige bastante tempo para ser bem executada, o que é praticamente impossível. Na tentativa de otimizar a gestão, a tecnologia aparece como grande aliada. Conheça 4 sistemas e softwares que podem facilitar sua rotina nos negócios!

Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Uma parceria entre o Sebrae SP e a Secretaria de Fazenda de São Paulo (Sefaz) resultou no desenvolvimento de um aplicativo para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). O Emissor de Nota Fiscal Eletrônica pode ser baixado gratuitamente no site do Sebrae e é válido para micro e pequenas empresas de todo o país. O ponto negativo é que ele não é válido para Microempreendedores Individuais e empresas sem inscrição estadual, que é boa parte das prestadoras de serviço.

Considerando que a emissão de NF-e envolve burocracia e custo para alguns empreendedores, o sistema criando em 2017 realmente é um dos softwares que podem facilitar sua rotina nos negócios.

A Sefaz São Paulo tinha um meio gratuito para emissão das notas até 2017, e o aplicativo nasceu após esse meio sair de circulação. Além de facilitar a emissão, o aplicativo ainda reduz os custos e o consumo de papel, auxilia a gerenciar de forma eficiente as notas emitidas, facilita a escrituração contábil e fiscal, e padroniza o relacionamento eletrônico entre empresas.

Conta azul

Ferramenta muito completa e popular que realiza gestão financeira, além de abranger outros módulos (ERP). A plataforma é ideal para pequenas e médias empresas, abrangendo inúmeras funcionalidades que dizem respeito ao controle sobre seu dinheiro. Gerenciamento de estoque, app de vendas, emissão de notas fiscais eletrônicas, boletos e relatórios são algumas delas. A plataforma possibilita um amplo controle dos negócios em um único lugar e ainda faz integração bancária e contábil. Possui diversos planos e preços.

Outros softwares de gestão financeira também podem ser utilizados para facilitar sua rotina nos negócios, como:

  • QuickBooks Zero Paper: programa para controle financeiro muito conhecido por ser gratuito. É completo e permite fazer relatórios e controle de caixa, controlar histórico, clientes, emitir lista de contatos e outras funções. É um software intuitivo e simples, que possui uma versão paga ainda mais completa.
  • Xero: sistema sem versão nacional, mas que possui todas as ferramentas necessárias para uma completa gestão empresarial, inclusive as mesmas funcionalidades da QuickBooks e da Conta Azul.
  • Nibo: muito semelhante à Conta Azul, com emissão de NFS-e, boletos e relatórios, além de controle de fluxo de caixa, seu diferencial é a completa integração entre a empresa e o escritório de contabilidade, permitindo o acesso ao sistema pelo contador.

Omie

O Omie é um software online que reúne funções de um ERP (sistema de gestão empresarial) e de um CRM (gestor de relacionamento com cliente). Dedicado a pequenas empresas, ele traz produtividade, assertividade, visão estratégica dos números dos negócios e integração com o contador.

Na abordagem do cliente, o sistema consegue controlar o limite de crédito ao cliente, saber se ele é um bom pagador, disponibilizar todos os dados, enviar nota fiscal e cobrança, e muito mais.

Ele possui módulos de finanças, vendas, serviços, contratos e receitas recorrentes, CRM, compras e estoque, lojas, restaurantes, produção e custos, e integração contábil e fiscal. O Omie é, sem dúvidas, um dos softwares que podem facilitar sua rotina nos negócios.

Sistemas de armazenamento em nuvem

Muitos softwares que podem facilitar sua rotina nos negócios podem ser acessados online. Em geral, seu sistema de armazenamento é feito na nuvem (cloud computing), tecnologia que permite o acesso ao sistema de qualquer local que tenha conexão com a internet.

Alguns microempreendedores (MEIs) não adotam esses programas mais complexos e pagos, como os ERP e CRM, mas ainda assim precisam armazenar de forma segura seus arquivos. É aqui que surgem os sistemas de armazenamento em nuvem, como Google Drive (Google), Dropbox, OneDrive (Microsoft), AWS (Amazon) e outros.

A maioria deles oferece uma quantidade de armazenamento gratuito que pode atender ao microempreendedor. Se não atender, paga-se pelo volume utilizado.

Além dos sistemas e softwares que podem facilitar sua rotina nos negócios, os empreendedores mais antenados utilizam a certificação digital. Ela é uma peça básica na automação, profissionalização e crescimento do seu negócio. Com o certificado, você pode emitir suas notas fiscais eletrônicas e fazer diversas outras ações relacionadas à contabilidade da sua empresa.

Se você ainda não possui um certificado digital, pode estar correndo risco ao transmitir suas obrigações acessórias. Que tal conhecer melhor e se precaver?

Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Tribunal confirma que empresa de games para a internet deve pagar ISSQN

A Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) confirmou o dever de pagar ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza) de uma empresa Redstone Games Ltda. que produz games para a internet no Vale do Rio Tijucas.

Advogados podem adquirir já seu certificado digital com token por apenas R$ 99,90

Certificado Digital para Advogados com Token por apenas R$99,90 A...

Certificação digital da OAB, como fazer da maneira correta e evitar erros

Nascida há 20 (vinte) anos, por meio da Medida Provisória 2200-2/2001, a certificação digital já é uma velha conhecida no mundo do Direito. A falsa impressão de complexidade que o certificado digital transmite pode estar afastando, ainda, alguns advogados e escritórios de advocacia de facilitar o dia a dia de trabalho.

Como fazer assinatura eletrônica e porque elas são essenciais

Agilidade, praticidade e comodidade. Aprender como fazer assinatura eletrônica proporciona vantagens, especialmente ao dia a dia de profissionais que lidam com um alto volume de documentos e transações ou que dependem de ferramentas virtuais para executar seu trabalho.