Significado de Medida Protetiva
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: Lei Maria da Penha, medida, medida protetiva, mulher
Medida protetiva é um termo jurídico utilizado no contexto de combate à violência doméstica e familiar, especialmente em casos envolvendo mulheres. Essas medidas são previstas pela Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/2006) no Brasil e têm como objetivo principal garantir a segurança da vítima e prevenir a continuidade da violência.
As medidas protetivas de urgência podem ser solicitadas pela vítima ou pelo Ministério Público e são concedidas pela Justiça. Elas incluem uma série de ações que restringem ou limitam o comportamento do agressor, com o intuito de proteger a integridade física, psicológica, sexual e patrimonial da vítima. Algumas das principais medidas protetivas incluem:
Proibição de Aproximação: Impede que o agressor se aproxime da vítima, de seus familiares e das testemunhas, respeitando um limite mínimo de distância.
Proibição de Contato: O agressor é proibido de entrar em contato com a vítima por qualquer meio de comunicação.
Suspensão de Porte de Arma: O agressor pode ter o porte de arma suspenso ou revogado.
Restrição ou Suspensão de Visitas aos Filhos Menores: Em casos onde há risco para a integridade dos filhos, as visitas podem ser restritas ou suspensas.
Prestação de Alimentos Provisórios: Em casos onde o agressor deve sustento à vítima ou aos filhos.
Essas medidas são temporárias e têm caráter emergencial, buscando assegurar proteção imediata. A efetividade da medida protetiva depende da rápida ação das autoridades policiais e judiciárias, bem como da conscientização e apoio da sociedade.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.