Significado de Medida Protetiva

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Medida Protetiva

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #328985
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Medida Protetiva

    Medida protetiva é um termo jurídico utilizado no contexto de combate à violência doméstica e familiar, especialmente em casos envolvendo mulheres. Essas medidas são previstas pela Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/2006) no Brasil e têm como objetivo principal garantir a segurança da vítima e prevenir a continuidade da violência.

    As medidas protetivas de urgência podem ser solicitadas pela vítima ou pelo Ministério Público e são concedidas pela Justiça. Elas incluem uma série de ações que restringem ou limitam o comportamento do agressor, com o intuito de proteger a integridade física, psicológica, sexual e patrimonial da vítima. Algumas das principais medidas protetivas incluem:

    1. Afastamento do Lar: Determina que o agressor se afaste do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.
    2. Proibição de Aproximação: Impede que o agressor se aproxime da vítima, de seus familiares e das testemunhas, respeitando um limite mínimo de distância.

    3. Proibição de Contato: O agressor é proibido de entrar em contato com a vítima por qualquer meio de comunicação.

    4. Suspensão de Porte de Arma: O agressor pode ter o porte de arma suspenso ou revogado.

    5. Restrição ou Suspensão de Visitas aos Filhos Menores: Em casos onde há risco para a integridade dos filhos, as visitas podem ser restritas ou suspensas.

    6. Prestação de Alimentos Provisórios: Em casos onde o agressor deve sustento à vítima ou aos filhos.

    Essas medidas são temporárias e têm caráter emergencial, buscando assegurar proteção imediata. A efetividade da medida protetiva depende da rápida ação das autoridades policiais e judiciárias, bem como da conscientização e apoio da sociedade.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.