Diferenças entre Esbulho e Turbação

Homepage Fóruns Direito Civil Diferenças entre Esbulho e Turbação

Marcado: ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340550
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Diferenças entre Esbulho e Turbação 

    “Esbulho” e “turbação” são termos jurídicos utilizados no âmbito do Direito Civil, especialmente no contexto de posse de bens imóveis. Aqui estão as principais diferenças entre eles:

    1. Esbulho:

    – O esbulho ocorre quando alguém é privado da posse de um bem imóvel de forma violenta, clandestina ou precária, ou seja, quando alguém é desapossado do imóvel sem o seu consentimento.
    – Esse desapossamento pode ocorrer por meio de força física, violência, ameaças, fraudes ou qualquer outra forma ilícita de retirada da posse do imóvel.
    – O esbulho é considerado um ato ilegal e pode ser contestado judicialmente pela pessoa que foi desapossada.

    1. Turbação:

    – A turbação ocorre quando alguém é perturbado ou incomodado em sua posse de um bem imóvel, mas não é privado dela de forma definitiva como no caso do esbulho.
    – Essa perturbação pode incluir ações como a realização de obras no imóvel sem autorização, a obstrução do acesso ao imóvel, a interrupção de serviços essenciais, entre outras.
    – A turbação também é considerada um ato ilegal e pode ser contestada judicialmente pela pessoa que está sendo perturbada em sua posse.

    Em resumo, enquanto o esbulho se refere à privação violenta ou ilegal da posse de um bem imóvel, a turbação se refere à perturbação ou incomodação na posse do imóvel, sem necessariamente envolver uma privação definitiva. Ambos os termos são relevantes em casos de disputa de posse de imóveis e podem ser objeto de ações judiciais para proteger os direitos dos envolvidos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.