Diferenças entre Estória e História
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: brasil, Cavaleiro, contexto, contos, distinção, dragão, Estória, estudo, exemplo, fábulas, fatos históricos, ficção, história, João Guimarães Rosa, linguista, narrativas fictícias, português, tgermo, Usado, uso
No português do Brasil, as palavras “estória” e “história” têm significados distintos, embora este uso esteja se tornando cada vez menos comum, e muitos optam por usar apenas “história” para ambos os contextos. Aqui estão as diferenças entre os dois termos:
– Refere-se ao estudo dos eventos passados, especialmente os relacionados à humanidade. É a ciência que investiga e descreve os acontecimentos do passado e seus efeitos no mundo e na vida das pessoas.
– Envolve a análise de documentos, artefatos, estruturas arqueológicas e outras fontes para entender como as sociedades evoluíram ao longo do tempo.
– É uma disciplina acadêmica que faz parte das ciências humanas e é ensinada em escolas e universidades.
– Exemplo de uso: “Na aula de história, aprendemos sobre a Revolução Francesa.”
– Tradicionalmente, “estória” era usada para se referir a contos, fábulas, narrativas fictícias ou folclóricas. É uma forma de relato que pode ou não ter fundamentos em eventos reais, mas é caracterizada principalmente pela sua função literária ou de entretenimento.
– Embora tenha sido usada para distinguir ficção de fatos históricos, atualmente, a preferência por esse termo diminuiu, sendo mais comum o uso de “história” tanto para o estudo de eventos passados quanto para narrativas fictícias.
– Exemplo de uso: “Vou contar uma estória sobre um dragão e um cavaleiro.”
A distinção entre “história” e “estória” foi popularizada no Brasil por influência de escritores como João Guimarães Rosa, que queria diferenciar o relato de eventos reais da narração de contos e fábulas. No entanto, muitos linguistas consideram esta uma diferenciação desnecessária, e o termo “estória” tem caído em desuso, com “história” sendo cada vez mais usado para ambos os sentidos.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.