Mediação

Marcado: 

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #78036
    Avatar de Rosyane AlmeidaRosyane Almeida
    Participante

    Diversos conflitos de interesses são levados a justiça, mas quando falamos de conflitos familiares, pequenos e considerados de menor potencial ofensivo, briga entre queridos e conhecidos e até mesmo a briga entre vizinhos e demais intempéries provenientes da relação social, esses, são quase que em regra solucionados através da mediação.

    As partes conflitantes recebem a oportunidade de tecer um diálogo, onde podem por suas próprias decisões resolverem ou escolherem o melhor caminho para a término do conflito ora estabelecido. Para tanto, se faz indispensável a presença de um mediador, que vai conduzir a conversar e dar oportunidade a cada parte num momento adequado, evitando que esse momento se torne o inicio de um novo conflito.

    O mediador deve estar dotado de técnicas que possam restaurar o diálogo, demonstrando que busca entender o conflito para daí então as partes despertem o desejo de expressão e consequentemente dando a cada parte a palavra.
    Na mediação se dispensa interferências ou opiniões, o objetivo é que as partes consigam chegar num entendimento comum e aceitável, criando a solução mais adequada de acordo com suas convicções.

    #94641
    Avatar de Rosyane AlmeidaRosyane Almeida
    Participante

    O melhor caminho é o diálogo. E deve ter como fundamento a visão positiva do conflito, a cooperação entre as partes e a participação do mediador como facilitador dessa comunicação.
    O segundo objetivo da mediação é a prevenção de conflitos. A mediação, como um meio para facilitar o diálogo entre as pessoas, estimula a cultura da comunicação pacífica. Quando os indivíduos conhecem o processo de mediação e percebem que essa forma de solução é adequada e satisfatória, passam a utilizá-la sempre que novos conflitos aparecem.
    A mediação, sendo um meio de solução que requer a participação efetiva das pessoas para que solucionem os problemas, tendo que dialogar e refletir sobre suas responsabilidades, direitos e obrigações, incentiva a reflexão sobre as atitudes dos indivíduos e a importância de cada ato para sua vida e para a vida do outro. A pessoa é valorizada, incluída, tendo em vista sua importância como ator principal e fundamental para a análise e a solução do conflito. Dessa forma, como representa mecanismo informal e simples de solução das controvérsias, exigindo ainda um procedimento diferenciado, no qual há uma maior valorização dos indivíduos do que meros documentos ou formalidades, percebe-se, de logo, um sentimento de conforto, de tranquilidade, de inclusão.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.