Significado de Administração Tributária
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: Administração Tributária
A administração tributária refere-se ao conjunto de órgãos e entidades governamentais responsáveis pela aplicação e gestão das leis tributárias de um país, estado ou município. Essa administração tem como principais funções a arrecadação de tributos (impostos, taxas e contribuições), a fiscalização do cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes, o lançamento de tributos (ato pelo qual se verifica a ocorrência do fato gerador do tributo, determina-se a matéria tributável, calcula-se o montante do tributo devido, identifica-se o sujeito passivo e, se for o caso, propõe-se a aplicação da penalidade cabível), a cobrança de dívidas tributárias e a administração de regimes de benefícios fiscais, como isenções e incentivos fiscais.
Essas atividades são fundamentais para o financiamento das funções do Estado, permitindo a implementação de políticas públicas, a oferta de serviços essenciais à população, como saúde, educação e segurança, e a realização de investimentos em infraestrutura. A eficiência e eficácia da administração tributária são cruciais para a saúde financeira de um país, influenciando diretamente sua capacidade de promover o desenvolvimento econômico e social.
Além das funções básicas, a administração tributária também desempenha um papel importante na formulação de políticas tributárias, oferecendo subsídios técnicos para a elaboração de leis e regulamentos que busquem a justiça fiscal, o combate à evasão e à sonegação fiscais, e a simplificação do sistema tributário para torná-lo mais compreensível e acessível aos contribuintes.
Para ser efetiva, a administração tributária deve operar com base em princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, e especialmente, justiça fiscal, garantindo que todos os contribuintes cumpram suas obrigações conforme sua capacidade econômica, sem favorecimentos ou tratamentos desiguais.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.