Significado de Arianismo

Homepage Fóruns Religiões Significado de Arianismo

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #341013
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Arianismo

    O arianismo foi uma doutrina cristã fundada por Ário, um presbítero de Alexandria no início do século IV, que contestava a natureza da relação entre Jesus Cristo e Deus Pai. Segundo Ário, Jesus Cristo, sendo o Filho de Deus, foi criado por Deus Pai e, portanto, não era coeterno com o Pai. Isso implicava que Jesus tinha um início no tempo e, embora fosse superior aos seres humanos e ao resto da criação, Ele não era divino no mesmo sentido que Deus Pai. O arianismo sustentava que só Deus Pai era verdadeiramente Deus, incriado e eterno.

    Desenvolvimento e Controvérsia

    A doutrina de Ário rapidamente ganhou seguidores e gerou uma das mais significativas controvérsias teológicas nos primeiros séculos do cristianismo. Essa disputa teológica não era meramente uma questão acadêmica; ela tinha profundas implicações para a liturgia, a salvação e a compreensão da natureza de Cristo. A controvérsia levou à convocação do Primeiro Concílio de Niceia em 325 d.C. pelo imperador Constantino, com o objetivo de resolver as divergências e promover a unidade na Igreja.

    Concílio de Niceia e Condenação do Arianismo

    O Concílio de Niceia, o primeiro concílio ecumênico da Igreja Cristã, condenou o arianismo como heresia e afirmou a plena divindade de Jesus Cristo, declarando que Ele era “consubstancial” (da mesma substância ou essência) com o Pai. O Credo Niceno, formulado pelo concílio, tornou-se uma declaração fundamental da fé cristã ortodoxa e rejeitou explicitamente as visões arianas sobre a natureza de Cristo.

    Impacto e Legado

    Embora o arianismo tenha sido condenado como heresia em Niceia, ele continuou a influenciar certos segmentos do cristianismo, especialmente entre os povos germânicos convertidos, como os godos, até o século VIII. A controvérsia ariana destacou a importância do desenvolvimento doutrinário na Igreja primitiva e desempenhou um papel crucial na formulação da doutrina da Trindade.

    A luta contra o arianismo demonstrou a necessidade de clareza doutrinária na Igreja e influenciou significativamente o desenvolvimento teológico, cristológico e trinitário posterior. Além disso, a controvérsia ariana enfatizou o papel dos concílios ecumênicos na definição e defesa da ortodoxia cristã, um processo que continua a moldar o entendimento cristão da fé.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.