Significado de Ato Declaratório Executivo - ADE

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Ato Declaratório Executivo - ADE

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #338879
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Ato Declaratório Executivo – ADE

    O Ato Declaratório Executivo (ADE) é um instrumento administrativo emitido pela Receita Federal do Brasil (RFB) com o objetivo de estabelecer normas ou procedimentos relacionados à legislação tributária. Este tipo de ato é utilizado para esclarecer, interpretar ou regulamentar dispositivos da legislação tributária federal.

    O ADE geralmente contém orientações sobre questões específicas, como procedimentos para cumprimento de obrigações acessórias, definição de prazos, regulamentação de processos administrativos, entre outros assuntos relacionados à fiscalização e arrecadação de tributos.

    Além disso, o ADE também pode ser utilizado para divulgar atos normativos internos da Receita Federal, como instruções normativas, portarias e ordens de serviço, que têm o objetivo de orientar os servidores da RFB na execução de suas atividades.

    Em resumo, o Ato Declaratório Executivo (ADE) é um importante instrumento utilizado pela Receita Federal para garantir a correta aplicação da legislação tributária e fornecer orientações aos contribuintes e aos próprios servidores públicos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.