Significado de bens dominicais

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de bens dominicais

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #332829
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Bens Dominicais 

    Bens dominicais são um tipo de classificação de bens públicos prevista na legislação brasileira. Essa classificação refere-se aos bens que pertencem às pessoas jurídicas de direito público, como a União, estados, municípios e o Distrito Federal, mas não estão afetados a alguma finalidade pública específica, como saúde, educação, segurança ou transporte.

    Os bens dominicais são aqueles que não estão vinculados a uma destinação pública especial, ou seja, não são utilizados para prestar serviços públicos diretamente à população. Em vez disso, eles têm um caráter patrimonial, ou seja, são considerados parte do patrimônio do ente público e podem ser utilizados de diversas maneiras, como venda, locação, concessão ou qualquer outra forma de aproveitamento que o poder público considere adequada.

    Alguns exemplos de bens dominicais podem incluir terrenos desocupados, imóveis não utilizados para fins públicos, veículos ou equipamentos sem destinação específica, entre outros. Esses bens podem ser objeto de políticas públicas de gestão patrimonial, visando ao seu uso eficiente em prol do interesse público, seja pela geração de receitas por meio de locação ou venda, seja pela destinação para projetos que beneficiem a coletividade.

    Vale destacar que a gestão dos bens dominicais deve obedecer às normas legais e princípios da administração pública, garantindo a transparência e a legalidade nas decisões relativas a esses bens.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.