Significado de Corte Internacional de Arbitragem

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Corte Internacional de Arbitragem

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #332405
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Corte Internacional de Arbitragem 

    A expressão “Corte Internacional de Arbitragem” geralmente se refere ao Tribunal Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês), que é uma das mais renomadas instituições de arbitragem internacional do mundo. A ICC é uma organização privada que oferece serviços de arbitragem para resolver disputas comerciais internacionais entre empresas, organizações e Estados.

    Principais características da Corte Internacional de Arbitragem da ICC:

    1. Resolução de Disputas Comerciais Internacionais: A Corte Internacional de Arbitragem da ICC é especializada na resolução de disputas comerciais internacionais. Ela atua como uma instituição neutra e independente que administra procedimentos de arbitragem entre as partes envolvidas.
    2. Procedimento Arbitral: A ICC fornece regras e procedimentos para a condução de arbitragens, conhecidas como “Regras de Arbitragem da ICC”. Essas regras estabelecem as diretrizes para a seleção de árbitros, o processo de arbitragem, a apresentação de provas e a emissão de sentenças arbitrais.

    3. Árbitros Qualificados: A ICC mantém uma lista de árbitros qualificados e experientes em várias áreas do direito e do comércio internacional. As partes em uma disputa podem selecionar árbitros da lista da ICC ou nomear árbitros independentes.

    4. Sede em Paris: A sede da Corte Internacional de Arbitragem da ICC está localizada em Paris, França. No entanto, as arbitragens administradas pela ICC podem ocorrer em qualquer lugar do mundo, dependendo das partes envolvidas e dos termos do contrato.

    5. Decisões Vinculativas: As decisões da ICC são vinculativas para as partes em disputa e geralmente são aplicadas internacionalmente por meio de tratados e convenções de arbitragem, como a Convenção de Nova Iorque sobre o Reconhecimento e a Execução de Sentenças Arbitrais Estrangeiras.

    6. Confidencialidade: A ICC valoriza a confidencialidade das arbitragens que administra, o que significa que os detalhes das disputas geralmente não são divulgados ao público.

    7. Procedimentos Rápidos e Eficientes: A ICC se esforça para conduzir arbitragens de forma rápida e eficiente, ajudando as partes a resolver suas disputas de forma mais expedita do que em muitos sistemas judiciais nacionais.

    A Corte Internacional de Arbitragem da ICC desempenha um papel importante na promoção da resolução de disputas comerciais internacionais de forma pacífica e eficaz. Ela oferece uma alternativa à litigância em tribunais nacionais e é amplamente respeitada por sua experiência e integridade no campo da arbitragem internacional. Empresas e organizações de todo o mundo recorrem à ICC para resolver suas disputas de maneira justa e imparcial.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.