Significado de Domínio

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Domínio

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #334043
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Domínio

    No contexto jurídico, o termo “domínio” pode se referir a diferentes conceitos, dependendo da área do direito em questão. Aqui estão algumas das interpretações mais comuns:

    1. Domínio em Propriedade: No direito de propriedade, o domínio refere-se ao direito de propriedade completo e exclusivo sobre um bem. Isso significa que o proprietário tem o direito de usar, desfrutar, vender ou transferir o bem como desejar, sujeito às leis e regulamentos aplicáveis.
    2. Domínio Público: O domínio público é uma categoria de bens que não pertencem a ninguém em particular e estão disponíveis para uso público. Isso inclui recursos naturais como água e ar, bem como certos tipos de obras intelectuais que estão livres de direitos autorais.

    3. Domínio Eminentemente: O domínio eminentemente é o poder do governo de expropriar propriedades privadas para fins de utilidade pública, mediante o pagamento de uma indenização justa ao proprietário. Esse poder é geralmente exercido através do processo de desapropriação.

    4. Domínio no Direito Digital: No contexto do direito digital, o domínio refere-se ao nome exclusivo atribuído a um site na Internet, como mencionado anteriormente. O registro de um domínio confere ao titular certos direitos sobre esse nome, como o direito de usar o site associado a ele.

    Esses são apenas alguns exemplos do uso do termo “domínio” no contexto jurídico. Em geral, ele se refere ao controle ou direitos legais sobre bens, propriedades ou recursos específicos, conforme estabelecido pelas leis e regulamentos aplicáveis.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.