Significado de estabelecimento empresarial

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de estabelecimento empresarial

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #333307
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Estabelecimento Empresarial 

    O estabelecimento empresarial é uma unidade econômica organizada que engloba um conjunto de bens, recursos, e atividades com o propósito de exercer uma ou mais atividades empresariais. Ele é um dos elementos fundamentais de uma empresa, embora não se confunda com a própria empresa.

    Os principais elementos que compõem um estabelecimento empresarial incluem:

    1. Bens Tangíveis: Isso engloba todos os ativos físicos necessários para o funcionamento da atividade, como máquinas, equipamentos, estoque de mercadorias, mobiliário, entre outros.
    2. Bens Intangíveis: Além dos bens materiais, fazem parte do estabelecimento empresarial os ativos intangíveis, como a marca, o ponto comercial, os contratos comerciais, a clientela (base de clientes), o goodwill (reputação do negócio), entre outros.

    3. Atividades Empresariais: Refere-se às operações e atividades comerciais conduzidas no estabelecimento, como a produção, venda de produtos ou serviços, gestão financeira, entre outras.

    O estabelecimento empresarial é um conceito importante no direito empresarial, especialmente em casos de compra e venda de empresas, trespasse (transferência do estabelecimento para outro empresário), e na avaliação de ativos em processos de falência e recuperação judicial.

    É importante destacar que o estabelecimento empresarial não se confunde com a empresa em si. A empresa é uma entidade jurídica que pode possuir um ou vários estabelecimentos. O estabelecimento, por outro lado, é a parte física e operacional onde as atividades da empresa são realizadas.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.