Significado de FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #332375
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador

    O “FAT” é a sigla para “Fundo de Amparo ao Trabalhador”, que é um fundo especial criado no Brasil para financiar programas e ações relacionadas ao mercado de trabalho e à proteção social dos trabalhadores. O FAT é administrado pelo Governo Federal e desempenha um papel importante no apoio a políticas de emprego, como o pagamento do seguro-desemprego e o financiamento de programas de qualificação profissional.

    Principais funções e características do FAT:

    1. Pagamento do Seguro-Desemprego: Uma de suas funções mais conhecidas é financiar o pagamento do seguro-desemprego a trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, proporcionando-lhes uma assistência financeira temporária para ajudar nas despesas básicas enquanto procuram por um novo emprego.
    2. Financiamento de Programas de Qualificação Profissional: O FAT também é utilizado para financiar programas e cursos de capacitação profissional, visando melhorar as habilidades e a empregabilidade dos trabalhadores.

    3. Financiamento de Programas de Geração de Emprego e Renda: O fundo pode ser utilizado para financiar programas e ações que estimulem a criação de empregos e o desenvolvimento econômico.

    4. Financiamento de Políticas de Trabalho e Emprego: O FAT é uma fonte de recursos para políticas públicas relacionadas ao mercado de trabalho, como o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

    5. Administração e Uso: O FAT é gerido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), que estabelece diretrizes e critérios para a aplicação dos recursos. Os valores destinados ao FAT provêm de contribuições sociais, como o PIS/PASEP, e também de outras fontes, como multas trabalhistas.

    O FAT desempenha um papel importante na proteção e no apoio aos trabalhadores brasileiros, contribuindo para a estabilidade econômica e o desenvolvimento do mercado de trabalho do país.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.