Significado de IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #330727
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

    A sigla “IPVA” corresponde ao “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”. Trata-se de um imposto cobrado anualmente pelos estados e pelo Distrito Federal no Brasil. O IPVA incide sobre a propriedade de veículos automotores, como automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, entre outros.

    O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, que é estabelecido pelos órgãos de trânsito estaduais e pode variar de acordo com o modelo, ano de fabricação e valor de mercado do veículo. A alíquota do imposto também é determinada pelo estado, e as taxas podem variar de um estado para outro.

    Os recursos arrecadados com o IPVA são destinados aos cofres estaduais e municipais e são utilizados para financiar diversos serviços públicos, como educação, saúde, segurança e infraestrutura. O não pagamento do IPVA dentro do prazo estabelecido pode resultar em multas, juros e até mesmo a apreensão do veículo.

    Portanto, o IPVA é uma obrigação fiscal anual que os proprietários de veículos automotores devem cumprir, contribuindo para o financiamento de serviços públicos essenciais em seus estados.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.