Significado de Legal Dictionary

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Legal Dictionary

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #337212
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Legal Dictionary 

    Um “Legal Dictionary” ou dicionário jurídico é uma obra de referência especializada que oferece definições, explicações e, frequentemente, a interpretação de termos, expressões e conceitos utilizados no campo do direito. Esses dicionários são ferramentas essenciais para estudantes de direito, advogados, juízes, acadêmicos e qualquer pessoa envolvida com questões legais, pois facilitam a compreensão da terminologia específica e complexa característica do direito.

    Características de um Legal Dictionary:

    1. Definições Claras e Precisas: Fornece explicações concisas dos termos jurídicos, considerando seus contextos e usos específicos dentro do sistema legal.
    2. Abrangência: Cobrem uma ampla gama de áreas do direito, incluindo direito civil, penal, comercial, internacional, entre outras, para atender a uma variedade de necessidades informativas.

    3. Referências Cruzadas: Muitos dicionários jurídicos incluem referências cruzadas que direcionam o leitor a termos relacionados, facilitando uma compreensão mais ampla do tópico.

    4. Exemplos Práticos: Alguns podem oferecer exemplos de como um termo é utilizado na prática legal, incluindo referências a casos ou legislações relevantes.

    5. Atualizações: O direito está em constante evolução, e os dicionários jurídicos são periodicamente atualizados para refletir novas legislações, precedentes judiciais e mudanças na interpretação de termos existentes.

    Importância de um Legal Dictionary:

    • Facilita a Compreensão: O jargão jurídico pode ser complexo e intimidador para não especialistas. Um dicionário jurídico ajuda a tornar o texto legal mais acessível.

    • Suporte Acadêmico e Profissional: É uma ferramenta de suporte indispensável para a pesquisa e a prática jurídica, permitindo uma análise mais precisa e fundamentada.

    • Uniformidade: Contribui para a uniformidade na utilização dos termos jurídicos, promovendo a clareza e a consistência na comunicação legal.

    • Auxílio no Aprendizado: Para estudantes de direito, é um recurso valioso no estudo e na compreensão da matéria, ajudando na preparação para exames e na redação de trabalhos acadêmicos.

    Existem vários dicionários jurídicos respeitados, tanto em formato impresso quanto online, que variam em escopo e profundidade. Alguns são mais genéricos e abrangentes, enquanto outros podem se concentrar em áreas específicas do direito ou em jurisdições particulares.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.