Significado de Relatório Balístico

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Relatório Balístico

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #337238
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre
    Crime de Latrocínio - Arma de Fogo - Ação Penal
    Créditos: ArturVerkhovetskiy / Depositphotos

    Relatório Balístico

    Um relatório balístico é um documento técnico produzido por peritos em balística, parte da ciência forense que estuda o movimento, o comportamento e os efeitos de projéteis, especialmente balas, bem como a dinâmica de disparos. Este relatório é elaborado após a análise de evidências relacionadas a armas de fogo e munições envolvidas em um incidente, como um crime. Ele pode incluir uma variedade de informações técnicas e observações, dependendo da natureza do caso e das evidências disponíveis.

    Conteúdo Típico de um Relatório Balístico:

    1. Identificação da Arma: Inclui a marca, o modelo, o calibre e o número de série da arma de fogo examinada, se disponível.
    2. Exame de Munições: Descreve o tipo, o calibre e a condição das munições encontradas ou recuperadas da cena do crime.

    3. Análise de Disparos: Avalia se a arma foi disparada recentemente e se é possível associar cartuchos ou estojos encontrados na cena do crime à arma examinada.

    4. Comparação de Marcas de Ferramentas: Examina as marcas únicas deixadas na bala e no estojo pela arma, permitindo potencialmente ligar uma bala ou um cartucho específico à arma testada.

    5. Trajetória do Projétil: Analisa o caminho provável do projétil, com base na cena do crime e nas evidências físicas, ajudando a determinar a posição do atirador.

    6. Determinação de Distância de Disparo: Estima a distância entre a arma e o alvo no momento do disparo, com base em resíduos de pólvora e padrões de dispersão.

    Finalidades do Relatório Balístico:

    • Associação de Evidências: Ajuda a conectar uma arma específica a um crime, fornecendo evidências cruciais sobre a autoria.

    • Reconstituição do Crime: Contribui para a reconstituição dos eventos relacionados ao disparo, incluindo a posição do atirador e a trajetória do projétil.

    • Suporte ao Processo Legal: Fornece evidências objetivas que podem ser usadas em processos judiciais, tanto para a acusação quanto para a defesa.

    • Identificação de Armas Ilegais: Auxilia na identificação e rastreamento de armas utilizadas ilegalmente.

    O relatório balístico é um componente vital da investigação criminal, oferecendo insights técnicos que podem ser decisivos para desvendar casos envolvendo armas de fogo. Devido à sua complexidade técnica, a elaboração de um relatório balístico requer conhecimento especializado em balística forense.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.