Significado de Rito Sumaríssimo

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Rito Sumaríssimo

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #331332
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Rito Sumaríssimo

    O rito sumaríssimo é um procedimento simplificado utilizado no âmbito do direito do trabalho em alguns sistemas jurídicos, como o brasileiro, para a resolução de litígios trabalhistas de forma mais rápida e simplificada. Esse rito é aplicado a casos de menor complexidade e valor envolvendo questões trabalhistas.

    As principais características do rito sumaríssimo incluem:

    1. Simplificação do procedimento: O rito sumaríssimo simplifica as etapas do processo trabalhista, reduzindo a formalidade e a complexidade em comparação com os procedimentos mais tradicionais.
    2. Agilidade: O principal objetivo do rito sumaríssimo é acelerar a resolução dos litígios trabalhistas, permitindo que as partes envolvidas alcancem uma decisão judicial mais rapidamente.

    3. Limitação de recursos: Em geral, o rito sumaríssimo limita o uso de recursos judiciais, como recursos de revista, para evitar atrasos desnecessários no processo.

    4. Valor das causas: Esse rito é geralmente aplicado a casos de menor valor, ou seja, aqueles que envolvem quantias menores em disputa, como reivindicações salariais, horas extras, férias, entre outros.

    5. Audiência única: No rito sumaríssimo, é comum a realização de apenas uma audiência, na qual as partes apresentam suas alegações e são ouvidas pelo juiz. Isso ajuda a reduzir o tempo e os custos do processo.

    6. Conciliação: O incentivo à conciliação entre as partes é uma característica importante do rito sumaríssimo, com o objetivo de promover acordos entre empregadores e empregados.

    É importante destacar que as regras e critérios para a aplicação do rito sumaríssimo podem variar de país para país e podem ser específicas para a área trabalhista. O objetivo principal desse procedimento é proporcionar uma resolução eficiente e célere dos conflitos trabalhistas, especialmente aqueles de menor complexidade e valor, sem a necessidade de um processo prolongado e dispendioso.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.