Significado de Software de Código Aberto

Homepage Fóruns Direito Digital Significado de Software de Código Aberto

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #338493
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Software de Código Aberto

    Um software de código aberto é um tipo de software cujo código-fonte é disponibilizado publicamente para que qualquer pessoa possa visualizá-lo, modificar, melhorar e distribuir de acordo com os termos de uma licença específica. Isso significa que os usuários têm acesso completo ao código-fonte do software, o que lhes permite entender como funciona o programa, fazer ajustes e contribuir para o seu desenvolvimento.

    As características principais de um software de código aberto incluem:

    1. Acesso ao Código-Fonte: Os usuários têm acesso total ao código-fonte do software, o que lhes permite examinar como o programa foi escrito e fazer alterações conforme necessário.
    2. Liberdade de Uso: Os usuários têm a liberdade de utilizar o software para qualquer finalidade, seja pessoal, comercial, acadêmica ou governamental.

    3. Liberdade de Modificação: Os usuários podem modificar o código-fonte do software de acordo com suas necessidades específicas, adaptando-o para atender a novos requisitos ou corrigindo problemas.

    4. Liberdade de Distribuição: Os usuários podem distribuir o software modificado ou não modificado para outras pessoas, seja gratuitamente ou por uma taxa, desde que cumpram os termos da licença de código aberto sob a qual o software é distribuído.

    5. Comunidade de Desenvolvimento Aberta: Muitos projetos de software de código aberto são desenvolvidos em colaboração por uma comunidade de desenvolvedores voluntários, que contribuem com código, correções de bugs, documentação e suporte técnico.

    Exemplos conhecidos de software de código aberto incluem o sistema operacional Linux, o navegador web Mozilla Firefox, a suíte de escritório LibreOffice e o sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress. O movimento de código aberto promove a transparência, a colaboração e a inovação ao permitir que uma ampla comunidade de pessoas contribua para o desenvolvimento de software de alta qualidade.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.