Significado de SUS - Sistema Único de Saúde

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de SUS - Sistema Único de Saúde

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #329979
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    SUS – Sistema Único de Saúde

    O “SUS” é a sigla para “Sistema Único de Saúde”. Trata-se de um sistema de saúde público no Brasil que foi estabelecido pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de garantir o acesso universal, integral e gratuito aos serviços de saúde para todos os cidadãos brasileiros.

    O SUS é baseado em princípios fundamentais, incluindo:

    1. Universalidade: O SUS visa atender a todos os brasileiros, independentemente de sua renda, condição social, idade ou local de residência.
    2. Equidade: Busca reduzir as desigualdades em saúde, garantindo que as pessoas que mais necessitam de assistência médica recebam atenção prioritária.

    3. Integralidade: O SUS se esforça para oferecer uma ampla gama de serviços de saúde, incluindo prevenção, promoção, tratamento e reabilitação, para atender às necessidades de saúde de forma completa.

    4. Participação Popular: O sistema promove a participação da comunidade na gestão e no controle das políticas de saúde.

    5. Financiamento Público: Os recursos para o SUS são provenientes de financiamento público, incluindo impostos e contribuições sociais.

    O SUS é responsável por uma variedade de serviços de saúde, desde a atenção básica, como consultas médicas e vacinações, até serviços de média e alta complexidade, como cirurgias e tratamentos especializados. Ele opera em todo o país e é composto por uma rede de unidades de saúde, hospitais, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde.

    O Sistema Único de Saúde desempenha um papel fundamental na garantia do direito à saúde no Brasil e é uma das maiores redes públicas de saúde do mundo. Sua missão é proporcionar cuidados de saúde de qualidade e acessíveis a todos os brasileiros, promovendo a equidade e a inclusão social na área da saúde.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.