Significado de Transtorno de Desenvolvimento Intelectual

Homepage Fóruns Direito Médico Significado de Transtorno de Desenvolvimento Intelectual

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340923
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Transtorno de Desenvolvimento Intelectual 

    O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), anteriormente conhecido como Retardo Mental, é uma condição caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo. Essas limitações afetam a capacidade da pessoa de aprender e realizar atividades diárias de forma independente e adequada à idade.

    As principais características do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual incluem:

    1. Funcionamento intelectual abaixo da média: A pessoa com TDI apresenta um QI (Quociente de Inteligência) abaixo do considerado normal para a idade cronológica e experiência educacional.
    2. Limitações no comportamento adaptativo: Isso inclui habilidades práticas e sociais necessárias para lidar com as demandas cotidianas, como comunicação, autocuidado, habilidades sociais, segurança pessoal, habilidades acadêmicas, trabalho e lazer.

    3. Início antes dos 18 anos de idade: As dificuldades associadas ao TDI devem estar presentes antes dos 18 anos de idade para serem diagnosticadas como um transtorno de desenvolvimento intelectual.

    O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual pode variar em gravidade, desde casos leves, nos quais a pessoa pode ter dificuldades de aprendizado, até casos mais graves, nos quais a pessoa pode precisar de apoio significativo ao longo da vida. As causas do TDI podem ser diversas e incluem fatores genéticos, problemas durante a gravidez ou parto, exposição a toxinas ou infecções, entre outros.

    É importante ressaltar que o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual não é uma medida de inteligência fixa, e as pessoas com TDI podem ter uma ampla gama de habilidades e talentos. Com apoio adequado, intervenções educacionais e oportunidades de desenvolvimento, muitas pessoas com TDI podem alcançar uma qualidade de vida satisfatória e se tornarem membros produtivos e valorizados de suas comunidades.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.