Significado de TRF2

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de TRF2

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #337666
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    TRF2

    O TRF2 refere-se ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que é uma instância do Poder Judiciário brasileiro responsável por julgar recursos contra decisões proferidas em primeira instância pela Justiça Federal nos estados que compõem a sua jurisdição. O TRF2 é um dos cinco tribunais regionais federais existentes no Brasil e abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

    Assim como os demais tribunais regionais federais, o TRF2 é composto por desembargadores federais, magistrados nomeados para compor o tribunal e julgar os processos em segunda instância. Sua sede está localizada no Rio de Janeiro, e o tribunal possui diversas subseções judiciárias espalhadas pelos estados de sua jurisdição.

    Entre as atribuições do TRF2 estão julgar recursos de apelação, mandados de segurança, ações rescisórias, habeas corpus, entre outros tipos de recursos, interpostos contra decisões proferidas pelos juízes federais de primeira instância. O TRF2 também pode julgar processos originários, como ações civis públicas e ações penais originárias.

    Assim como os demais tribunais regionais federais, o TRF2 desempenha um papel fundamental na organização e na administração da Justiça Federal na sua região de jurisdição, contribuindo para a uniformização da jurisprudência e a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.