Significado de Zodíaco

Homepage Fóruns Cultura Significado de Zodíaco

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #343624
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Zodíaco

    O termo “zodíaco” refere-se a uma faixa do céu ao longo da qual os planetas, a Lua e o Sol parecem se mover ao longo de um ano, dividida em doze partes iguais ou “signos”, cada uma nomeada a partir das constelações que historicamente estavam presentes nessas posições. Este sistema é central tanto para a astrologia quanto para a astronomia, embora os usos e interpretações em cada campo sejam bastante diferentes.

    Significado em Astronomia

    Na astronomia, o zodíaco é uma faixa do céu que se estende por cerca de 8 graus para o norte e para o sul da eclíptica, que é o caminho aparente do Sol ao longo do céu ao longo do ano. As constelações que compõem o zodíaco astronômico são Aries, Taurus, Gemini, Cancer, Leo, Virgo, Libra, Scorpio, Sagittarius, Capricorn, Aquarius e Pisces. O zodíaco é importante em astronomia para mapear o movimento dos corpos celestes.

    Significado em Astrologia

    Na astrologia, que é uma prática pseudocientífica, o zodíaco simboliza um sistema esotérico de interpretação que associa posições e movimentos de corpos celestes com traços de personalidade e eventos humanos. Cada um dos doze signos do zodíaco está associado a um conjunto de características de personalidade, que supostamente são influenciadas pela posição dos planetas, do sol e da lua no momento do nascimento de uma pessoa. Aqui estão os signos:

    1. Áries (21 de março – 19 de abril)
    2. Touro (20 de abril – 20 de maio)
    3. Gêmeos (21 de maio – 20 de junho)
    4. Câncer (21 de junho – 22 de julho)
    5. Leão (23 de julho – 22 de agosto)
    6. Virgem (23 de agosto – 22 de setembro)
    7. Libra (23 de setembro – 22 de outubro)
    8. Escorpião (23 de outubro – 21 de novembro)
    9. Sagitário (22 de novembro – 21 de dezembro)
    10. Capricórnio (22 de dezembro – 19 de janeiro)
    11. Aquário (20 de janeiro – 18 de fevereiro)
    12. Peixes (19 de fevereiro – 20 de março)

    Cada signo é associado a elementos (terra, água, fogo, ar), qualidades (cardinal, fixo, mutável), e uma região do zodíaco baseada na temporada e no mês.

    Aplicações do Zodíaco

    Embora a astronomia use o zodíaco para fins científicos de mapeamento e localização de corpos celestes, a astrologia usa o zodíaco como ferramenta para prever horóscopos e traços de personalidade. As diferenças fundamentais entre esses usos destacam o contraste entre ciência e pseudociência. Em astrologia, o zodíaco é fundamental para a criação de horóscopos, que são prognósticos diários, semanais, mensais ou anuais baseados na posição dos astros no momento do nascimento de uma pessoa.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.