2ª Conferência Internacional de Ciências Forenses (Interforensics) vai até esta sexta-feira (24)
Começou nesta quarta-feira (22) a 2ª Conferência Internacional de Ciências Forenses (Interforensics). O evento, considerado o maior do segmento na América Latina, acontecerá até esta sexta-feira (24). São mais de 170 palestras de autoridades, acadêmicos e peritos criminais das polícias Federal e Civis.
É esperado um público de 2 mil pessoas. O evento acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, no Shopping Frei Caneca, e é organizado pela Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Novidade tecnológica
Durante a abertura do evento, foi lançado o sistema Peritus, um software desenvolvido pelos peritos criminais federais no Instituto Nacional de Criminalística (INC). A plataforma possibilita o processamento de materiais como conteúdos de vídeo, comparação facial e fotogrametria forense. E até o fim deste ano, o sistema terá outras funcionalidades, como verificar a presença de edição.
“O grande benefício deste sistema é que ele permite a integração de todas as perícias de evidências multimídia e o registro de todas as suas etapas de execução. Não existe no mercado nenhum programa que integre todas essas funções de modo personalizado à doutrina de cada atividade pericial. O Peritus agiliza a produção dos laudos e a resolução dos crimes”, explica André Morisson, diretor da APCF e um dos idealizadores da plataforma.
Palestrantes
O encerramento do evento, na 6ª feira (24/5), terá uma palestra do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deve fazer uma exposição das 8h30 às 10h. Também estão na programação outros especialistas reconhecidos como o desembargador federal Fausto De Sanctis, o co-fundador do Innocence Project, Peter Neufeld, o presidente da Associação Internacional de Ciências Forenses, Claude Roux, e o presidente da Academia Americana de Ciências Forenses, Zeno Geradts.
“Os principais pesquisadores do mundo estão reunidos em um único lugar. É uma oportunidade de avançar no debate sobre uso da ciência no enfrentamento ao crime e à violência”, afirma João Ambrósio, presidente da Academia Brasileira de Ciências Forenses.
Serviço
Interforensics 2019
De 22 a 24 de maio
Centro de Convenções Frei Caneca (no Shopping Frei Caneca)
Mais informações e programação completa no site www.interforensics.com