Praticar advocacia de forma autônoma não é uma tarefa simples. Entre manter a confidencialidade dos clientes e lidar com as tarefas administrativas do dia a dia, os juristas precisam de muita organização e paciência. Sobretudo porque não podem contar com as estruturas facilitadoras dos grandes escritórios.
Mas todos esses desafios podem ser vencidos com a implementação de boas estratégias. Abaixo estão as principais medidas que podem auxiliar os advogados a aprimorar sua prática profissional com mais segurança e menos estresse.
- Foco na proteção de dados
A segurança de dados deve ser uma prioridade na prática jurídica, afinal não existe advocacia sem a confidencialidade dos clientes. Para elevar o nível de proteção dos registros confidenciais da profissão, os advogados podem adotar medidas como:
- Criptografia de arquivos digitais e comunicações para evitar interceptação não autorizada.
- Autenticação multifatorial para proteger contas de e-mail, softwares de gerenciamento de casos de clientes e outros sistemas importantes.
- Backup regular de arquivos em um disco rígido externo ou em armazenamento em nuvem com criptografia de ponta a ponta.
- Desenvolvimento de um plano de resposta a incidentes para lidar com possíveis violações de dados de forma eficiente.
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Segurança na comunicação
A proteção dos canais de comunicação também deve ser um foco central na prática jurídica. É por isso que investir em tecnologias que assegurem que apenas as partes envolvidas tenham acesso a e-mails e mensagens trocados em cada processo é fundamental. Entre as melhores práticas, os especialistas recomendam:
- Usar uma rede privada virtual (também conhecida como VPN) para criptografar o tráfego de dados online e elevar a segurança das conexões de internet, principalmente ao trabalhar remotamente ou ao usar Wi-Fi público.
- Empregar serviços de e-mail criptografados que garantam a integridade das comunicações confidenciais dos clientes.
- Optar por plataformas seguras de compartilhamento de arquivos para que os clientes enviem seus documentos e mensagens em vez de usar anexos de e-mail tradicionais.
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Gerenciamento de documentos simplificado
Otimizar o gerenciamento de documentos é um passo essencial para simplificar a vida cotidiana e garantir eficiência na hora de encontrar informações e arquivos importantes nos processos. Para conseguir mais organização e praticidade nesse aspecto, advogados autônomos devem:
- Padronizar os métodos de nomenclatura dos arquivos e organizá-los em pastas digitais com rótulos claros e fáceis de identificar.
- Digitalizar documentos físicos usando ferramentas de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) para facilitar futuras buscas.
- Utilizar sistemas de gerenciamento de documentos baseados em nuvem que oferecem controle de versão, indexação e acesso seguro.
- Configurar lembretes automatizados para prazos e datas importantes – afinal, nada pior que perder datas de audiências ou prazos de arquivamento.
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Fluxo de trabalho estruturado
Como não contam com o apoio de uma equipe administrativa interna, juristas autônomos precisam por si mesmos estabelecer um fluxo de trabalho eficiente para tentar equilibrar o trabalho jurídico e as tarefas operacionais. Para fazer isso, é possível:
- Manter um programa de gerenciamento de tarefas para planificar prazos, compromissos e andamento de casos.
- Automatizar processos de rotina, como cobranças, agendamentos de compromissos e criação de documentos. Se necessário, terceirizar esses serviços também é uma solução.
- Separar no cronograma horários específicos a serem dedicados para cada tipo de tarefa, como pesquisas de jurisprudência, contatos de clientes e afazeres administrativos para evitar correrias de última hora.
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Escritório físico seguro e organizado
Por mais que grande parte do trabalho ocorra no espaço digital, é importante que os profissionais autônomos mantenham também seu ambiente físico organizado e seguro. Isso garantirá uma maior eficiência no dia a dia do trabalho e reduzirá riscos de problemas posteriores. Para tal, recomenda-se:
- Manter uma sala ou armário dedicado e trancado para armazenamento de documentos físicos confidenciais.
- Usar uma fragmentadora de papel para destruir arquivos de clientes desatualizados em vez de simplesmente descartá-los.
- Prever um método de descarte seguro para dispositivos eletrônicos antigos que possam conter dados confidenciais.
- Reduzir o armazenamento para o mínimo possível – no ambiente digital e físico.
A administração de um escritório de advocacia pode ser desafiadora no início, exigindo dedicação não apenas às tarefas jurídicas, mas também à organização e planejamento de gerência. Ao considerar os pontos discutidos acima, no entanto, os advogados autônomos poderão ter sucesso nisso e conquistar uma rotina muito mais prática e conveniente.