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Consumidor que recebe ligações abusivas de telemarketing deve ser indenizado

Créditos: Wavebreakmedia | iStock

A 4ª Turma Cível do TJDFT entendendo que a atividade de telemarketing que viola o sossego e a intimidade do consumidor respalda a compensação por dano moral, deu parcial provimento ao recurso da editora Abril.

Segundo os autos, após cancelar a assinatura de uma das revistas da editora, o autor começou a receber diversas e constantes ligações com ofertas de renovação. Ele conta que as ligações eram feitas por números diferentes, o que impossibilitou que fizesse o bloqueio. Diante disso, requer que a empresa seja condenada a se abster de efetuar ligações telefônicas para o número de sua titularidade e a indenizá-lo pelos danos morais causados.

O juízo da 2ª Vara Cível de Brasília julgou procedente o pedido da autora. A editora Abril recorreu, afirmando que não há dano moral a ser indenizado. A ré argumenta que não expôs o consumidor a constrangimento ou ameaça.

Ao analisar o recurso, os desembargadores explicaram que as ações de “telemarketing” são uma estratégia empresarial legítima, mas que podem ser consideradas abusivas quando trazem importunação indevida aos consumidores. Para os magistrados, no caso, houve “exercício abusivo do direito de oferta que resultou em dano moral passível de compensação pecuniária”.

“Tem-se por verdadeira, à luz desse regramento legal, a afirmação do apelado de que, por várias semanas, recebeu incontáveis ligações diárias de números diversos realizadas com o fim de demovê-lo da iniciativa de cancelar a assinatura. (...) Na hipótese em que a atividade de telemarketing viola o sossego, o descanso e a própria intimidade do consumidor, termina por afetar direitos da sua personalidade e, por conseguinte, respalda compensação por dano moral”, ressaltaram. A compensação por dano moral em foi fixada em R$ 2 mil.

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

 

 

 

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