"Resposta ao Estadão: Uma crítica construtiva à matéria - 'Falhas na segurança tornam o Brasil alvo fácil para hackers'"

Data:

LGPD / Coriolano Camargo / Estadão
Registro fotográfico: Coriolano Camargo

A notícia revela que o Brasil concluiu que a administração pública brasileira foi a quarta mais afetada em vazamento global de 3.2 bilhões de senha e e-mail, ocorrido em fevereiro. Ficamos atrás de EUA, RU e Austrália em uma lista de 50 países. O engraçado da notícia é que ela diz que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados precisa estabelecer resoluções de como será feita a fiscalização da LGPD. Não é um plano regulatório que vai resolver o problema, Senhoras e Senhores Cidadãos Brasileiros. Há anos venho escrevendo sobre as falhas das estruturas críticas de segurança do ambiente cibernético brasileiro. Como disse, em meu estudo, "Estruturas críticas o próximo alvo" em 2009 (1) com Renato Leite Monteiro, "um mundo globalizado dependente da manutenção de uma infraestrutura digital, ataques cibernéticos que podem ser lançados contra infraestruturas críticas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo tornam-se ameaças que podem trazer resultados catastróficos. Em comentários em outro artigo de O Estado disse em outubro de 2009 que a iniciativa privada e pública deviam ter programas perenes para:

Segurança dos recursos humanos;
Segurança nos sistemas de informação/comunicação;
Segurança nas áreas/instalações;
Segurança no documento;
Segurança dos transportes;
Segurança no cliente ou destino; (2)

Esses complexos sistemas sociais, econômicos e políticos interdependentes estão cada vez mais em risco de ataque em sua infraestrutura crítica; ofensivas podem ser conduzidas contra vulnerabilidades no ciberespaço. O Governo Obama, em uma Diretiva Presidencial em abril de 2009 informou: "A rede interdependente de infraestrutura de tecnologia da informação, incluindo a Internet, redes de telecomunicação, sistemas de computadores, processadores e controladores em indústrias críticas permitem, mantém e controlam as sociedades modernas". Ou seja, o próprio conceito atual de sociedade depende diretamente das infraestruturas interconectadas, na sua maioria, pela Internet. (3)

Carl Sagan escrevendo sobre o prelúdio da nossa era dizia “A ciência é mais do que um corpo de conhecimento, é um modo de pensar".

E ouso dizer, tudo está interligado, desde o egoísmo e a ganância humana que trouxeram para o nosso século o medo sobre a sustentabilidade de vida na terra. O planeta está sujo pela tecnologia não descartável, vírus e pragas mutantes e radioativos, que farão das eras futuras um grande deserto de poeira.

"Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais – o transporte, as comunicações e todas as outras indústrias, a agricultura, a medicina, a educação, o entretenimento, a proteção ao meio ambiente e até a importante instituição democrática do voto – dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre. Podemos escapar ilesos por algum tempo, porém mais cedo ou mais tarde essa mistura inflamável de ignorância e poder vai explodir na nossa cara.” (O Mundo Assombrado pelos Demônios. p. 43-44 Carl Sagan ) (4)

Por sinal, a Digital Law Academy em parceria com o Portal Juristas está promovendo, nos dias 14 e 15 de maio, evento internacional sobre o tema. Convidamos expoentes de várias partes do mundo. (5)

Coriolano Camargo Ph.D
Presidente da Digital Law Academy

 

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Conseguir um Visto de Procura de Trabalho em Portugal: Guia Completo para 2024

O visto de procura de trabalho em Portugal oferece uma janela de oportunidades para aqueles que desejam explorar o mercado de trabalho português antes de tomar a decisão de se mudar de forma definitiva.

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como obter a sua CNH Digital

Introdução A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira...