Nova lei facilita pedido de cidadania portuguesa para brasileiros

TRF determina retorno a Portugal de crianças mantidas ilegalmente no Brasil
Créditos: Tawee wongdee / Shutterstock.com

Em abril, começaram a valer as novas regras que facilitam o reconhecimento da cidadania portuguesa para brasileiros descendentes ou cônjuges de portugueses. Com isso, o processo para conseguir a cidadania ficou mais fácil para os brasileiros e brasileiras.

A principal mudança que ocorreu com a aprovação da nova lei de nacionalidade portuguesa é que, agora, netos de portugueses poderão requisitar a nacionalidade de maneira direta, sem que os pais tenham a nacionalidade ou comprovação de vínculo no país, tais como idas regulares ao país, participação em comunidades de descendentes, aluguel de imóvel no país, entre outros requisitos.

Advogados Brasileiros podem advogar em Portugal e vice-versa
Créditos: Tomazino / Shutterstock.com

Outra mudança, é que pessoas casadas com portugueses podem obter a cidadania após três anos de união estável e não precisam mais ter filhos. Já no caso dos bisnetos, continua obrigatório que um dos avós ou pais faça o requerimento da cidadania, já que o direito só se estende até a terceira geração. Apenas depois desse reconhecimento é possível dar entrada no processo, que dura em média 2 anos. Não houveram grandes alterações nos demais grupos que podem solicitar a nacionalidade.

Em resumo, de acordo com a nova lei, têm direito à cidadania portuguesa:

  • Filhos, netos e bisnetos de portugueses;
  • Cônjuges de portugueses, após 3 anos de união estável;
  • Pessoas que moram legalmente em Portugal há mais de 5 anos;
  • Filhos de estrangeiros nascidos em Portugal que tenham permanecido por 10 anos no país;
  • Filho estrangeiro adotado por cidadão português;
  • Pessoas que já tiveram a cidadania, mas perderam.

Caso a pessoa não se enquadre em um desses requisitos, é possível ainda adquirir um visto de residência de longa duração. Nas diversas modalidades de visto, há categorias que incluem trabalhadores, estudantes, empreendedores e até investidores.

Com informações de Seu Credito Digital.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

DEIXE UMA RESPOSTA