Significado de Contrato de Alienação Fiduciária

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Contrato de Alienação Fiduciária

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #330910
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    “Contrato de Alienação Fiduciária”

    Um “Contrato de Alienação Fiduciária” é um acordo legal utilizado principalmente em operações de crédito, onde um bem (móvel ou imóvel) é utilizado como garantia para o pagamento de uma dívida. Neste tipo de contrato, o devedor (fiduciante) transfere a propriedade do bem para o credor (fiduciário), mas mantém a posse direta e o uso do mesmo até que a dívida seja integralmente quitada.

    Características principais de um Contrato de Alienação Fiduciária:

    1. Transferência de Propriedade: O bem é transferido para o credor, mas com uma condição: a propriedade será revertida ao devedor após a quitação total da dívida.
    2. Manutenção da Posse: O devedor continua a possuir e usar o bem, apesar de não ser mais o proprietário legal até que a dívida seja paga.

    3. Garantia de Pagamento: O bem alienado serve como garantia. Se o devedor não cumprir com as obrigações financeiras, o credor pode tomar posse do bem e vendê-lo para recuperar o valor devido.

    4. Especificidade do Bem: O bem alienado é especificamente identificado no contrato, diferenciando-se de uma hipoteca, onde o bem não precisa ser especificado.

    5. Direitos e Obrigações: O contrato detalha os direitos e obrigações de ambas as partes, incluindo o valor da dívida, taxas de juros, prazos de pagamento, e as consequências em caso de inadimplência.

    6. Uso em Diversos Tipos de Bens: Pode ser usado para bens móveis (como veículos) e imóveis (como casas ou apartamentos).

    Este tipo de contrato é amplamente utilizado por oferecer maior segurança ao credor, facilitando a recuperação do valor em caso de inadimplência do devedor.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.