Significado de Jurisdição
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: jurisdição
Jurisdição refere-se à autoridade legal ou poder de um tribunal ou autoridade governamental para julgar, tomar decisões e aplicar a lei em um determinado território geográfico ou em relação a assuntos específicos. É o escopo ou a extensão da autoridade legal de um tribunal ou órgão governamental para resolver disputas legais e administrar a justiça.
A jurisdição é um conceito fundamental no sistema legal e é usada para determinar qual tribunal ou autoridade é competente para lidar com um determinado caso. Alguns aspectos importantes da jurisdição incluem:
Pessoal: Relaciona-se à autoridade de um tribunal para julgar pessoas ou entidades específicas com base em sua conexão com a jurisdição. Por exemplo, um tribunal pode ter jurisdição sobre um indivíduo que reside ou faz negócios naquela jurisdição.
Materiais ou Substantivos: Refere-se à autoridade de um tribunal para julgar tipos específicos de casos ou assuntos legais, como casos criminais, civis, familiares, tributários, etc.
Exclusiva ou Concorrente: Alguns tribunais têm jurisdição exclusiva sobre certos tipos de casos, enquanto outros podem compartilhar jurisdição com tribunais de outra jurisdição.
Original ou de Apelação: Tribunais de primeira instância têm jurisdição original, o que significa que eles ouvem casos em primeira instância. Tribunais de apelação têm jurisdição de apelação e revisam decisões de tribunais de primeira instância.
Federal ou Estadual: Em sistemas legais federais, como o dos Estados Unidos, tribunais federais e estaduais têm jurisdição separada sobre diferentes tipos de casos.
É importante determinar a jurisdição apropriada em um caso legal, pois isso determina onde o caso deve ser apresentado e quais leis e procedimentos se aplicam. A jurisdição também é uma questão fundamental na resolução de conflitos entre diferentes jurisdições ou quando se decide a quem recorrer em busca de reparação legal.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.