Evento em Brasília discute melhores práticas de TI no setor

Data:

CONIP Judiciário & Controle será realizado nos dias 27 e 28 de setembro 

Mais de 500 autoridades e líderes dos tribunais superiores, regionais, estaduais, tribunais de contas, ministérios, defensorias e seus conselhos reúnem-se no CONIP Judiciário & Controle 2017, que será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, em Brasília, para debater a necessidade da transformação digital e consequentemente auxiliar no uso das melhores ferramentas para chegar lá.

“O evento abordará a necessidade do aprimoramento da condução da estratégia de governo digital e de tecnologia da informação, com foco na simplificação e integração dos serviços públicos, bem como na redução de sobreposições e duplicidades. A necessidade de projetos que adotem maior escala, menor sobreposição e maior racionalidade nos gastos, de forma a propiciar serviços relacionados ao acesso à justiça cada vez mais integrados e orientados de acordo com o que o cidadão espera”, explica Renata Figueiredo, gerente de conteúdo do CONIP Judiciário & Controle 2017.

Segundo ela, não existe transformação no governo sem que os profissionais mudem seu comportamento. “Tão ou mais importante do que adquirir as tecnologias para a transformação digital é necessário reformar convicções. Reformas digitais vão além de mudanças nos serviços oferecidos e no modelo de informatização que os suporta. É necessário um repensar, tendo como verdadeira obsessão no aprimoramento da experiência do usuário de serviços públicos”, defende Renata Figueiredo.

Entre os temas que serão abordados estão inteligência artificial, processo eletrônico, governança de TI, contratações de TI, interoperabilidade, gestão de projetos, tecnologia blockchain, virtualização, nuvem, metodologias ágeis, internet das coisas, com muitos estudos de casos de tribunais, ministérios e defensorias.

Alguns dos palestrantes confirmados:
Banco do Brasil – Gustavo Fosse
, Diretor de TI
Conselho Superior da Justiça do Trabalho – Claudio Fontes Feijó
, Secretário de TI e Comunicação
Conselho Nacional de Justiça – Lúcio Melre da Silva, Diretor do Departamento de Tecnologia e Comunicação

Conselho Nacional do Ministério Público – Weskley Rodrigues dos Santos, Secretário de Gestão Estratégica
Conselho da Justiça Federal – Leonardo Oliveira, Assessor Especial de Inovação e Gestão da Informação
Câmara Legislativa do Distrito Federal – Deputado Joe Valle, Presidente
Câmara dos Deputados – Cristiano Ferri Faria
, Diretor do Laboratório Hacker
Defensória Pública do Estado do Rio de Janeiro- Diogo Leite Mesquita, Coordenador de Sistemas da Informação
Escola Nacional de Administração Pública– Guilherme Almeida, Diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento
Justiça Federal – Seção Judiciária de São Paulo – Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni, Vice-Diretora
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – Maximiliano Martinhão, Secretário de Política de Informática
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – Cassiano de Souza Alves
, Secretário-Adjunto
Ministério do Planejamento – Deborah Aroxa
, Diretora de Transferências Voluntárias
Ministério Público Federal – Cristiano Rocha Heckert,
 Secretário de Modernização e Gestão Estratégica – SGE/SG
Ministério Público Federal – Mauro César Sobrinho, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação
Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul – Willy Andrey Fröhlich, Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação
Ministério Público do Rio de Janeiro – Alexandre Pacheco, Diretor de TI
Ministério do Planejamento , Desenvolvimento e Gestão – Angelino Caputo e Oliveira, Secretário Adjunto
Secretaria de Apoio Pericial da Procuradoria -Geral da República- Marcelo Caiado, Assessor-chefe da Assessoria Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação
Superior Tribunal de Justiça – Rodrigo Almeida de Carvalho, Secretário de TI e Comunicação
Supremo Tribunal Federal – Edmundo Veras dos Santos Filho, Secretário de Tecnologia da Informação
Tribunal de Contas da União – Fabiana Ruas Vieira, Diretora do Centro de Pesquisa e Inovação
Tribunal de Contas da União – Marcio Rodrigo Braz, Secretário da SEFTI
Tribunal de Contas da União – Wesley Vaz, Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo
Tribunal de Justiça do Estado da Bahia– Leandro Sady Rodrigues, Secretário de TI e Comunicação
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Antonio Francisco Rolla, Diretor Executivo de Informática
Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – Dr. Marcelo Gobbo Dalla Déa, Desembargador
Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – Alexandre Rosa Camy, Assessor Técnico da Secretaria de TI
Tribunal de Justiça de Rondônia
 – Flávio Lacerda, Diretor da Divisão de Infraestrutura de Tecnologia da Informação
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – Luiz Fernando Sirotheau Serique Júnior, Secretário de Infraestrutura de TIC
Tribunal de Justiça de Pernambuco – Juliana Neiva, Secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação
Tribunal de Justiça de São Paulo – Antonio Carlos Alves Braga Júnior, Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau
Tribunal de Justiça de São Paulo – Rosely Padilha de Sousa Castilho, Secretária de Tecnologia da Informação
Tribunal de Justiça do estado de Sergipe – Denise Martins Moura da Silva, Secretaria da Tecnologia da Informação
Tribunal Regional Federal da 2ª Região – Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer
, Diretora da Secretaria de Documentação, Informação e Memória – SED
Tribunal Regional Federal da 4ª Região – Paulo Roberto Pinto, Gerente de BI
Tribunal Regional Federal da 5ª Região – Fernanda Montenegro, Diretora da Subsecretaria de TI
Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região – Joarez Dallago, Secretário de Tecnologia da Informação 
Tribunal Regional do Trabalho da 8ª REGIÃO – Marco Aurélio Fidelis Rêgo, Diretor da Secretaria de TI
Tribunal Superior Eleitoral – Giuseppe Dutra Janino, Secretário de Tecnologia da Informação

Serviço:

12º Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle – CONIP

Data: Dias 27 e 28 de setembro

Horário:  8h às 19h

Local: Hotel Royal Tulip Brasília – Brasília / DF

Informações e inscrição: http://www.conipjudiciario.com.br

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Revista Juristas recebe artigos até 10 de novembro; edital seleciona 30 textos por edição

Advogados, professores, estudantes e demais profissionais do Direito têm até 10 de novembro de 2026 para enviar artigos à Revista Juristas. A publicação, do Grupo Juristas em parceria com a Editora Mizuno, vai selecionar 30 textos para a próxima edição.

Canal Juristas no WhatsApp cresce e já reúne milhares de seguidores; conheça as vantagens de acompanhar as notícias jurídicas

O Canal Juristas no WhatsApp vem se consolidando como uma importante ferramenta de comunicação e divulgação de informações jurídicas no Brasil. Com milhares de seguidores, o canal amplia a presença digital do Portal Juristas e aproxima os leitores das notícias e dos debates que movimentam o universo do Direito.

Revista Juristas alcança 11 edições e reúne grandes nomes do Direito brasileiro em publicação jurídica de referência

A Revista Juristas alcançou, em outubro de 2026, a marca de 11 edições publicadas, consolidando uma trajetória editorial dedicada à divulgação do pensamento jurídico brasileiro, à valorização da produção intelectual e à discussão dos principais desafios enfrentados pelo Direito contemporâneo.

Revista Juristas chega à 11ª edição com entrevista de Paulo Medina e debates sobre inteligência artificial, Justiça, economia e direitos fundamentais

A Revista Juristas apresenta sua 11ª edição, referente a outubro de 2026, consolidando seu espaço como veículo de divulgação do pensamento jurídico brasileiro. Com 102 páginas, a publicação reúne uma entrevista especial e 32 artigos assinados por magistrados, advogados, professores, pesquisadores e especialistas, oferecendo análises sobre questões que movimentam o cenário jurídico, político, econômico e institucional do país.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo