Lançamento de obra sobre Meios de Solução de Conflitos acontece no dia 26

Data:

Lançamento de obra sobre Meios de Solução de Conflitos acontece no dia 26 | JuristasNo dia 26 de outubro, a partir das 18h30, será realizado um coquetel de lançamento da obra coletiva intitulada “Meios Adequados de Solução de Conflitos – Arbitragem, Dispute Board, Mediação, Negociação e Práticas Colaborativas”. O evento ocorrerá no rooftop do escritório Silveiro Advogados, localizado na Av. Brig. Faria Lima, n. 4.221, em São Paulo-SP. A obra foi editada pela Almedina e coordenada por Asdrubal Franco Nascimbeni, Ricardo Ranzolin e Christiana Beyrodt Cardoso.

Os coordenadores já colaboraram anteriormente, tanto de forma conjunta quanto com outros colegas, na organização de outras obras relacionadas aos Meios Adequados de Solução de Conflitos (MASCs). Estas obras foram publicadas não apenas pela Almedina, mas também pelas Editoras Lex e Quartier Latin.

A obra em questão apresenta uma coletânea de artigos escritos por diversos autores, incluindo especialistas, profissionais atuantes na área e defensores desses métodos alternativos para a resolução de disputas fora do âmbito judicial, visando encontrar soluções mais adequadas para determinadas controvérsias. Além disso, conta com um prefácio escrito pela Professora Selma Ferreira Lemes, que fez parte da Comissão Relatora responsável pela elaboração da Lei de Arbitragem Brasileira em 1996.

Os artigos presentes na obra abordam uma ampla gama de tópicos relacionados à mediação, negociação e práticas colaborativas, incluindo o uso desses métodos consensuais em reestruturação empresarial e em operações de M&A (Fusões e Aquisições). Além disso, destacam a crescente importância da previsão de dispute boards (comitês de resolução de disputas) em determinados contratos.

A arbitragem também é amplamente discutida, com artigos que exploram os impactos do comportamento das partes na rapidez e efetividade dos procedimentos, a produção de provas em processos arbitrais, a arbitragem nos setores de Energia e Franquia, bem como questões como a análise econômica de um Projeto de Lei para modificar a Lei de Arbitragem Brasileira, a vinculação do administrador à cláusula compromissória presente no estatuto social, e as situações de cooperação entre o Judiciário e procedimentos arbitrais, entre outros temas relevantes.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Bruno Dantas formaliza renúncia ao cargo de ministro do TCU e abre caminho para indicação de Rodrigo Pacheco

O ministro Bruno Dantas formalizou sua renúncia ao cargo no Tribunal de Contas da União (TCU), com saída prevista para 9 de setembro. A vaga, destinada à indicação do Senado Federal, deverá ser disputada politicamente e o nome de Rodrigo Pacheco ganhou força para assumir o posto. A mudança ocorre em meio à reaproximação entre o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e às articulações do Congresso antes das eleições de 2026.

TSE deve definir limites para uso de deepfakes nas eleições e critérios para punições

O TSE analisa critérios para definir o que caracteriza deepfake eleitoral e quais punições poderão ser aplicadas pelo uso irregular de conteúdos produzidos por inteligência artificial. O debate envolve especialmente vídeos e áudios com elevado grau de realismo e potencial para confundir o eleitor, além da diferenciação entre deepfakes e manifestações claramente fictícias, como memes, caricaturas e conteúdos satíricos.

Governo cria regras para combater cambismo digital e ampliar proteção de consumidores em eventos

O governo federal regulamentou a venda, a revenda e a transferência de ingressos pela internet com medidas destinadas a combater o cambismo digital, ampliar a transparência e proteger direitos dos consumidores. A regulamentação estabelece regras para filas, meia-entrada, taxas, revenda, transferência e reembolso. Outro decreto determina a disponibilização gratuita de água potável em eventos culturais, com regras específicas para eventos com mais de mil pessoas.

Tribunal do Júri condena corintiano por matar esposa palmeirense após discussão

O Tribunal do Júri condenou o empresário Leonardo Souza Ceschini a 13 anos e 24 dias de prisão, em regime fechado, pela morte da esposa, Érica Fernandes Alves Ceschini, ocorrida em 2021. A vítima foi atingida por oito golpes de faca após uma discussão relacionada à rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. Os jurados reconheceram o feminicídio, o emprego de meio cruel e o aumento de pena pelo fato de o crime ter ocorrido na presença dos filhos do casal. A defesa informou que pretende recorrer da decisão.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo